11 Julho 2023      13:24

Está aqui

Grândola convida população a reabilitar monumento megalítico

O monumento megalítico do Lousal vai ser alvo de um projeto de reabilitação e escavação comunitária, promovido pela Câmara Municipal de Grândola.

Em comunicado, a autarquia explica que este projeto de arqueologia comunitária tem como objetivo “devolver à sociedade o usufruto pleno do monumento”, como permitir a visitação livre e desimpedida ao local e “facilitar a leitura e compreensão da monumentalidade do conjunto”.

Estas soluções contemplam a construção de um novo passadiço de acesso, e a escavação irá decorrer até 28 de julho, realizada pelos técnicos do setor de património da Câmara de Grândola, com jovens do concelho, no âmbito do projeto municipal “Bora Lá Bulir”, aberto à população.

Neste sentido, o município convida todos os interessados a “colaborar em todo este processo de valorização, preservação e divulgação do património histórico e cultural”. 

Note-se que o monumento megalítico, inserido em várias Rotas Pedestres já marcadas, está situado muito próximo da aldeia do Lousal e encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990.

Além disso, “a importância do património arqueológico da região foi recentemente reconhecida com a incorporação de mais 13 monumentos megalíticos na classificação do Megalitismo Alentejano, totalizando atualmente 16 sítios classificados no concelho de Grândola”, acrescenta a mesma fonte.

 

Fotografia de cm-grandola.pt