16 Janeiro 2023      13:36

Está aqui

GNR fez várias detenções por suspeita de furto de azeitona no Baixo Alentejo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez, na última semana, mais de 20 detenções por suspeita de furto de azeitona no Baixo Alentejo, mais concretamento em Serpa, Moura e Ferreira do Alentejo.

No sábado passado, a GNR anunciou ter efetuado a detenção de 11 indivíduos por suspeita de furto de azeitona e a apreensão de 625 quilos de azeitona em Serpa e em Moura.

De acordo com a mesma fonte, citada pela agência Lusa, estas detenções aconteceram na passada quinta-feira, dia 12, e foram efetuadas por militares dos postos territoriais de Serpa e de Moura.

Em Serpa, os detidos foram cinco homens e quatro mulheres, que têm entre 19 e 47 anos de idade. Foram também apreendidos 500 quilos de azeitona e dois veículos.

Já em Moura, um homem e uma mulher, de 46 anos, foram detidos, sendo que “no seguimento da ação, foi possível apurar” que os dois suspeitos se encontravam na posse de 125 quilos de “azeitona furtada”, que transportavam numa viatura, o que resultou na sua apreensão.

Foi também apreendida a estes suspeitos uma máquina manual utilizada para a apanha da azeitona no solo.

“No âmbito de uma ação de patrulhamento às explorações agrícolas, os militares da guarda detetaram os suspeitos no momento em que estavam a colher a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou às suas detenções em flagrante”, explicou a GNR, citada pela Lusa, que adiantou ainda que os indivíduos detidos foram entretanto constituídos arguidos e foi feita a comunicação dos factos aos tribunais judiciais de Serpa e de Moura.

A GNR sublinhou ainda que “a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património”.

Na passada sexta-feira, dia 13, ficou também a saber-se que tinham sido detidos pela GNR 12 indivíduos, oito homens e quatro mulheres, também por furto de azeitona, mas em Ferreira do Alentejo, tendo sido apreendidos 785 quilos daquele fruto.

Estas detenções foram, segundo a GNR, citada pela Lusa, efetuadas na passada quarta-feira, dia 11, em Ferreira do Alentejo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Beja.

Os 12 suspeitos detidos, que têm idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos, foram constituídos arguidos, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Ferreira do Alentejo.

Na sequência do patrulhamento a explorações agrícolas, os suspeitos foram, de acordo com a GNR, detetados “no momento em que estavam a colher a azeitona sem autorização do proprietário”, o que resultou na sua detenção em flagrante delito.

Na mesma ação, foram também apreendidos 785 quilos de azeitona alegadamente furtada, 625 euros em numerário, cinco veículos e vários materiais utilizados na colheita e recolha de azeitona do solo.

 “Durante a ação, foi ainda constituído arguido um homem, de 35 anos, por suspeitas de crime de recetação”, comunicou também a GNR.

Esta ação foi reforçada pela Seção de Informação e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Beja, pelos postos territoriais de Beja, Cuba e Vidigueira e pelo Destacamento de Intervenção (DI) de Beja.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com