5 Abril 2024      11:10

Está aqui

Garcia d’Orta homenageado com escultura em Marvão

Vai ser inaugurada no próximo dia 10 de abril (quarta-feira), no Parque de Esculturas de Marvão, uma escultura de homenagem a Garcia d’Orta, composta por sete peças de ferro e mármore e elaborada por Maria Leal da Costa, noticia a agência Lusa.

A inauguração desta escultura, que tem o nome de Herbário de Garcia d’Orta, realiza-se pelas 15:30, na Quinta do Barrieiro, local onde está instalado o Parque de Esculturas de Marvão.

A artista responsável pela criação desta escultura, Maria Leal da Costa, explicou à Lusa que a obra é composta por sete peças, com a maior a ter 3,5 metros de altura e quatro metros de largura.

Localizado no Parque Natural da Serra de São Mamede e inaugurado há oito anos, o Parque de Esculturas de Marvão contém, na maioria, obras de Maria Leal da Costa. No entanto, também podem encontrar-se ali criações de vários outros artistas de Portugal e de Espanha.

“É um parque que tem esculturas temáticas, que tem sempre obras a inaugurar e esta, dedicada a Garcia d’Orta (1501-1568), está relacionada com uma outra que foi inaugurada em Castelo de Vide”, acerca dos 450 anos do falecimento de Garcia d’Orta, notou.

O Herbário de Garcia d’Orta é um conjunto escultório desenvolvido na esfera do projeto “Entre Diálogos – Evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta”, em parceria com a Associação do Grupo de Amigos de Castelo de Vide.

De acordo com Maria Leal da Costa, esta nova obra representa três folhas feitas em ferro e três flores alegóricas – a flor do conhecimento, a flor da coragem e a flor da persistência, que procuram “ilustrar qualidades subjacentes” à procura humana e científica do médico e botânico renascentista, que teve uma vida marcada pelo estudo e pelas viagens.

A criação e a colocação desta escultura no Parque de Esculturas de Marvão são “um tributo à figura ímpar” de Garcia d’Orta, que nasceu em Castelo de Vide, numa família judaica.

Esta obra dá, desta forma, seguimento ao projeto que evoca os 450 anos do falecimento do médico e botânico, após ter sido inaugurada, em 2019, em Castelo de Vide, a escultura Colóquios dos Simples, igualmente da autoria de Maria Leal da Costa.

Depois da cerimónia de inauguração da escultura, na próxima quarta-feira (dia 10), a homenagem a Garcia d’Orta prossegue com um chá, intitulado “O Ervas”, que vai ser também servido nesse dia.

“Como Garcia d’Orta foi um médico que trouxe ervas da Índia, para curar as doenças daquela altura, a ideia é servir um chá com ervas às pessoas que vierem à inauguração da escultura”, explicou ainda Maria Leal da Costa.

 

Fotografia de nortealentejo.pt