11 Maio 2023      09:42

Está aqui

Évora recebeu Ministro da Cultura para preparar Évora_27

Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura

A cidade de Évora recebeu, na passada segunda-feira (08), a visita de Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, que esteve reunido com Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Amendoeira, diretora-regional de Cultura do Alentejo, e Paula Mora Garcia, coordenadora da Equipa de Missão Évora_27, para discutir diversas questões relacionadas com a Capital Europeia da Cultura.

De acordo com o município, após a “designação oficial de Évora, e o Alentejo, como Capital Europeia da Cultura em 2027 pelo Ministério da Cultura português, em fevereiro passado, este é mais um passo na implementação da iniciativa” que regressa a Portugal daqui a quatro anos, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

Nesta reunião, foram abordados diversos tópicos, como “a constituição da entidade de governança responsável pela gestão e execução de Évora_27, a definição do cronograma de financiamento, e as necessidades de investimento em reabilitação e construção de infraestruturas”, explica ainda o município, em comunicado.

Os responsáveis anunciaram, no final do encontro, que está marcada para o próximo dia 16 de maio (terça-feira) a apresentação de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, em sede de Conselho da União Europeia, e comunicaram a intenção de formalizar a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Évora com vista ao desenvolvimento do processo, algo que se prevê que aconteça antes do verão.

Évora foi oficialmente designada Capital Europeia da Cultura no passado mês de fevereiro, após passar por um processo de seleção que contava com 12 cidades portuguesas.

A proposta Évora_27 é o “VAGAR – enquanto plena consciência de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia – como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta. Questionando a nossa posição de dominância, o VAGAR envolve coevolução, contenção, criação e construção, tempo e espaço, memória e coletivo, resiliência e tensão”, surgindo como outra forma e arte de existir.

A iniciativa Évora_27 Capital Europeia da Cultura é desenvolvida pela Comissão Executiva Évora 2027, que conta com a liderança da Câmara Municipal de Évora e da qual fazem também parte a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Turismo do Alentejo – ERT, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. 

Évora_27 tem também o apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo, que representam os 47 municípios da região.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com