7 Agosto 2023      10:44

Está aqui

Évora assina “Apelo das Cidades” contra armas nucleares

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, em nome do município de Évora e em cumprimento de deliberação tomada por unanimidade em Reunião Pública de Câmara, assinou o “Apelo das Cidades” lançado pela ICAN – International Campaign to Abolish Nuclear Weapons, em apoio ao Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN).

Em comunicado, a autarquia explica que “Évora reiterou assim o seu empenho na luta pela abolição das armas nucleares e na prossecução dos objetivos da rede Mayors for Peace, da qual a nossa Cidade é líder em Portugal”.

Para mais, o município de Évora é o primeiro a subscrever este apelo, exortando os outros municípios portugueses a que também o façam, “contribuindo assim para tornar mais forte o esforço coletivo de defesa do direito à Paz para as suas populações, livres da ameaça de destruição global”.

A mesma fonte recorda que, em 7 de julho de 2017, 122 nações na ONU votaram a favor da adoção do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN). Os governos de todos os países foram convidados a assinar e a ratificar este acordo global, que proíbe a utilização, a produção e o armazenamento de armas nucleares e estabelece as bases para a sua total eliminação.

“Subscrevendo o Apelo do ICAN, os municípios podem contribuir para reforçar o apoio ao TPAN”, acrescenta a autarquia.

A ICAN, uma ONG fundada em 2007 que agrega várias organizações mundiais para combate às armas nucleares, foi a grande impulsionadora do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares, tendo sido distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2017.

A Câmara Municipal de Évora, como cidade líder da rede Mayors for Peace em Portugal e, sendo esta organização membro do ICAN, “não poderia deixar de subscrever o Apelo, que será enviado ao Governo Português e à ICAN”, adianta a mesma fonte.

 

Fotografia de dianafm.com