4 Março 2024      10:29

Está aqui

Évora apresenta Bairro Comercial Digital no valor de mais de 1M€

O município de Évora vai apresentar hoje, no Palácio D. Manuel, o Bairro Comercial Digital de Évora, uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que recebeu um investimento total de 1 411 032 euros.  

Em comunicado, a autarquia explica que o consórcio do qual fazem parte o município, a Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), “garantiu a aprovação” desta candidatura ao projeto Bairros Comerciais Digitais, que “visa apoiar a criação destes Bairros através de financiamento com dotações específicas para, entre outras dimensões, promover a coesão territorial destes espaços através da sua digitalização, incluindo a sua harmonização urbanística e conectividade”.

A candidatura de Évora pretende “melhorar a experiência de consumo pela integração de soluções digitais, bem como alavancar digitalmente os modelos de negócio, aumentar as competências digitais dos trabalhadores deste setor e estimular o empreendedorismo de base digital nas áreas do comércio e dos serviços”.

Segundo a Câmara Municipal, o estatuto de “Património Mundial” confere a Évora uma distinção simbólica” suscetível de “atrair muitos visitantes” e justificar uma “aposta no desenvolvimento do turismo”, com destaque para o segmento do turismo cultural.

Assim, “de entre 160 candidaturas, o Bairro Comercial Digital de Évora foi uma das propostas aprovadas”, refere a mesma fonte.

Note-se que o projeto dos Bairros Comerciais Digitais está integrado na dimensão da Transição Digital do PRR, procurando “promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, sustentada na modernização dos modelos de gestão territorialmente entendidos”.