6 Novembro 2023      13:29

Está aqui

Casa do Alentejo assinala 100 anos com livro sobre a sua história

A Casa do Alentejo vai lançar, no próximo dia 10 de novembro, o livro “Casa do Alentejo – Cultura, Liberdade e Solidariedade”, uma obra que pretende assinalar o centésimo aniversário da instituição.

Em comunicado, a instituição refere que o lançamento está marcado para as 17:00 na sua sede, situada na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.

Lançado pelas Edições Colibri, o livro é “um contributo de cerca de 50 investigadores para um melhor conhecimento do Alentejo e da sua histórica ‘Embaixada Cultural’ em Lisboa”, com coordenação de Rosa Calado e Fernando Mão de Ferro.

Segundo a mesma fonte, a apresentação do livro estará a cargo de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, e Santiago Macías, Diretor do Panteão Nacional.

Além disso, o lançamento da obra está integrado nas comemorações do Centenário da Fundação da Casa do Alentejo, “um espaço criado por alentejanos que procuravam, através do convívio, práticas culturais e ações solidárias, minimizar as saudades do seu território e das suas gentes”.

Paralelamente, as celebrações dos “100 anos – Por Amor ao Alentejo” contam com um vasto programa de ações culturais, tendo sido inaugurada uma escultura comemorativa no icónico Páteo Árabe da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto, e estando igualmente previstos exposições de fotografia e pintura, bailes e inúmeros eventos.

A Comissão de Honra do centenário é composta por cerca de 100 personalidades e entidades, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tal como os presidentes dos municípios do Alentejo.

As comemorações do Centenário da Casa do Alentejo têm o Alto Patrocínio do Presidente da República.

 

Fotografia de lisboasecreta.co