25 Dezembro 2023      12:16

Está aqui

Azeite do Alentejo é mote para educação alimentar nas escolas

O projeto "O Azeite Vai à Escola", promovido pelo CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, encontra-se em desenvolvimento em estabelecimentos de ensino em Moura, Barrancos e Reguengos de Monsaraz. Ao longo deste mês, diversas iniciativas têm sido realizadas nas escolas, incluindo exposições de trabalhos e a plantação de oliveiras. Está também agendado um workshop intitulado "Como utilizar o azeite?" destinado aos funcionários das cantinas escolares.

Este projeto, cofinanciado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), tem como principal objetivo educar e sensibilizar os alunos do primeiro ciclo (idades entre os 6 e os 10 anos) para a importância do consumo de azeite como uma gordura saudável e elemento fundamental da dieta mediterrânica. Além disso, pretende destacar o azeite como um elemento característico da identidade e cultura de Portugal, em particular da região do Alentejo, como explica Filipa Velez, técnica do CEPAAL.

Com a duração de três anos, o projeto abrangerá anualmente cinco concelhos diferentes do Alentejo, nos quais os associados do CEPAAL estão localizados. O foco na educação alimentar desde tenra idade contribui não apenas para a promoção do consumo de azeite, mas também para a preservação e valorização da cultura alimentar regional.