24 Abril 2022      09:20

Está aqui

Acrobacias do circo contemporâneo francês em Odemira

A companhia francesa de circo contemporâneo XY já está em Odemira e prepara-se para apresentar o espetáculo final do projeto “Les Voyages”, no dia 25 de abril, pelas 18 horas, com início no Cerro do Peguinho e destino ao Largo Miguel Bombarda. Esta é mais uma iniciativa do programa “Abril em Odemira” que celebra o 48.º aniversário da revolução do 25 de Abril.

Entre hoje, dia 21, e domingo, durante a tarde, a companhia XY vai apresentar diversas performances espontâneas, nas ruas e largos da vila de Odemira.

Esta iniciativa insere-se no Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo, um projeto de programação artística no domínio das artes performativas a acontecer nos concelhos de Santiago do Cacém e de Odemira, com financiamento através do Alentejo 2020, Compete 2020, Município de Odemira e Município de Santiago do Cacém.

O espetáculo “Les Voyages” é apresentado como “uma construção coletiva e silenciosa, de arquiteturas efémeras e sensíveis de corpos em equilíbrio, onde os encontros entre artistas e desconhecidos são solidários, frágeis, sentimentais.”

Um grupo de 20 artistas de circo à descoberta de como a linguagem acrobática pode refletir e reinterpretar o espaço público - um edifício, um bairro, uma paisagem - para oferecer um instante, uma emoção particular, “uma ligeira distorção do real” que todos conhecem.

Este aclamado coletivo de acrobatas com sede em França tem apresentado o seu estimulante trabalho um pouco por todo o mundo, explorando, nesta criação, a relação entre práticas artísticas e performance no espaço público.

Uma odisseia circense fora do comum, fortemente sensorial e visual. O espetáculo final do “Les Voyages” tem entradas livres.

 

Fotografia de “Les Voyages” por JMariano