Está aqui

Artigos publicados

Na sexta extinção, o asteróide somos nós

Hoje, 22 de abril, celebra-se o “Dia Internacional da Mãe Terra”, efeméride que tem por objetivo apelar à responsabilidade coletiva com a intenção de preservar a natureza e a biodiversidade.

No entanto, não basta apelar! Nas atuais circunstâncias, um olhar mais atento sobre o planeta sugere que, se nada mais for feito, estamos à beira de uma possível sexta extinção em massa.

Dá que pensar

A investigação em biotecnologia é fundamental para avanço da humanidade, contudo, há um aspeto inquietante que se tem verificado nas últimas décadas e que diz respeito à concentração do direito de propriedade intelectual sobre recursos genéticos usados na agricultura e na pecuária.

A apropriação da natureza pela indústria é uma questão complexa e uma tendência preocupante que coloca sob ameaça as sementes tradicionais cruciais para manutenção das variedades locais de plantas agrícolas.

Nada acontece por acaso - mais um escândalo BES

Ao que tudo indica, a juntar ao ramalhete da corrupção nacional, há mais um episódio grotesco de esquema de corrupção, o alegado desfalque da Petróleos da Venezuela estimado em 3,5 mil milhões de euros. 

Alqueva: Uma agricultura mais sustentável

A expansão das áreas de regadio no Alentejo tem beneficiado culturas e práticas agrícolas de produção intensiva e super intensiva, que tanto podem ser encaradas como origem de riqueza e vetor de desenvolvimento, como uma fonte de preocupações para a região.

Fakebook

Depois dos recentes escândalos que fizeram abanar a estrutura do Facebook e tremer a sua hegemonia, Mark Zuckerberg revelou aquilo que muitos de nós já desconfiávamos: o Facebook analisa o conteúdo partilhado em privado do mesmo modo que analisa o conteúdo público.

Évora!... O teu olhar... O teu perfil...

Hoje, celebra-se o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, evento formalmente criado em 28 de março de 1993 e cuja data homenageia o seu patrono Alexandre Herculano, nascido a 1810.

A água não se esgota no debate, esgota-se na torneira

Há coisa de um mês, presenciámos um enorme feito da humanidade, a SpaceX lançou para o espaço um foguetão gigante, seguro, confiável e, acima de tudo, reaproveitável, que colocou em órbita um Tesla Roadster. Embora, ao volante do carro seguisse apenas um boneco vestido de astronauta, o mundo pôde assistir em direto às imagens mais fascinantes que um condutor pode ter do Planeta Azul.

A História repete-se no Condomínio Ibérico

Mais uma vez Portugal não foi ouvido e a legislação comunitária foi ignorada por parte do governo espanhol, que defende a todo custo os interesses da indústria nuclear espanhola sem olhar a meios para atingir os fins, ou seja, prolongar a exploração energética de todo o seu parque nuclear até 60 anos. Portugal merece mais respeito!

REFORÇAR O DIREITO DOS TRABALHADORES

Os dados divulgados a 7 de fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de desemprego do 4.º trimestre de 2017 baixou 2,4% em relação ao trimestre homólogo de 2016, situando-se agora em 8,1%.

Não obstante, os resultados publicados, os números do INE, também, revelam que os vínculos de trabalho precários no emprego por conta de outrem são superiores aos apurados no tempo da Troika.

SR. MINISTRO, QUE A JUSTIÇA APLIQUE MÃO PESADA AOS INFRATORES

 

São inúmeros e recorrentes os episódios de poluição registados no rio Tejo e como é óbvio há sempre os suspeitos do costume. Na semana passada ocorreu outro atentado ambiental no Tejo.

Importa aqui salientar que Inspecção-Geral do Ambiente considera “inaceitável” o caso de poluição verificado no Tejo e que ao longo dos últimos anos o Ministério do Ambiente tem, de facto, direcionado esforços para encontrar algumas soluções.

Páginas