Está aqui

Artigos publicados

Escolas do Alentejo promovem projeto inovador de inteligência emocional

A Sociedade do Bem, associação sem fins lucrativos sediada em Évora, inicia este ano letivo a dinamização do projeto "Aprender a incluir", junto de mais de 200 crianças a frequentar o Ensino Básico das escolas do Alentejo Central.

O projeto "Aprender a Incluir" é um projeto colaborativo que consiste na conceção, edição e apresentação de um manual infanto-juvenil que, de uma forma lúdica e dinâmica, apoie as crianças e jovens do Alentejo Central a desenvolver a inteligência emocional e social.

Eurodeputada do PCP em ronda política, amanhã em Évora

A eurodeputada do PCP, Sandra Pereira, promove amanhã, 25 de setembro, uma ronda de contactos políticos no Distrito de Évora. Sandra Pereira inicia o dia de trabalhos pelas 9h00  numa reunião com a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freita.

Um pouco mais tarde a eurodeputada reúne com a administração da GESAMB, empresa intermunicipal da gestão de resíduos. Da parte da tarde Sandra Pereira visita a Cooperativa Agrícola S. Pedro em Portel e encerra o dia de visitas com um encontro com oleiros de S. Pedro do Corval.

Sines no centro do acordo do hidrogénio verde entre Portugal e os Países Baixos

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, da República Portuguesa, e o Ministro dos Assuntos Económicos e da Política Climática, dos Países Baixos, assinaram, ontem, 23 de setembro, um Memorando de Entendimento para afirmar a sua intenção de ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países Baixos para 2030. O memorando prevê o desenvolvimento de uma cadeia de valor estratégica de exportação-importação, garantindo a produção e o transporte de hidrogénio verde de Portugal para os Países Baixos e o seu hinterland, através dos portos de Sines e de Roterdão.

Universidade de Évora pesquisa solução para baterias de veículos elétricos em fim de vida

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Betteries estão a ensaiar as melhores respostas para o que fazer com todas as baterias usadas dos veículos elétricos, numa intervenção integrada no projeto POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework.

Viana do Alentejo financia esterilização de cães e gatos

O Município de Viana do Alentejo está a apoiar os munícipes carenciados e que tenham animais de companhia através do financiamento da esterilização de cães e gatos.

Entre ontem, 22 de setembro e 9 de novembro, estão abertas as candidatura a quem queira beneficiar deste apoio que representa a totalidade da esterilização de 2 canídeos de porte pequeno/médio ou 1 canídeo de porte grande e de 3 felídeos, por detentor legal.

Universidade de Évora instala pórtico de desinfeção Covid:19

Um pórtico de desinfeção na entrada do Colégio do Espírito Santo e a instalação de humidificadores nas salas entre as medidas adotadas pela Universidade de Évora (UÉ) para arranque do novo ano letivo, a começar já com a realização de matrículas presenciais.

5 benefícios de uma boa noite de sono

Dormir o número de horas recomendadas, entre sete a nove horas de sono segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é  fundamental para garantir o bom funcionamento físico e mental do nosso corpo. A Dra. Verena Senn, Neurocientista e especialista do sono da Emma, start-up alemã fundada em 2015 e com presença em Portugal desde 2017, revela cinco benefícios de uma boa noite de sono:

  1. Dormir bem contribui para a perda de peso

As voltas de um ciclo

I - 1960’s

O Alentejo é uma imensidão de gente.

Do litoral ao interior,

em cada casa, em cada aldeia,

há vida que canta alegre e arduamente.

.

A grande metrópole inveja a simplicidade.

Os feriados de cada terra

dançam até de madrugada,

no baile e na festa celebra-se a felicidade.

 

II - 1980’s

O Alentejo ainda é uma imensidão de gente.

Esta gente faz planos

em prol da terra mãe,

a mesma que um dia brotou a sua semente.

.

Dom Borba, o azeite alentejano que acaba de vencer ouro e prata lá fora

A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada, através de um azeite da sua marca, em dois dos mais importantes concursos de azeites do mundo

“Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, recebeu o Prémio Prestige Gold para azeite virgem extra no concurso internacional Terraolivo , que se realizou em Israel e que reconheceu a qualidade deste azeite produzido em Borba.

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Páginas