Está aqui

Artigos publicados

Dia Mundial do Turismo e Jornadas Europeias do Património celebrados no Alentejo

O Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património celebram-se amanhã, 27 de setembro, e há atividades variadas no Alentejo para o lembrar.

Em Évora, o dia será celebrado com duas visitas guiadas à Anta do Paço das Vinhas, na freguesia de Canaviais.

A Anta do Paço das Vinhas é um monumento funerário megalítico onde se destaca a sua imponência e o facto de ser um dos mais bem conservados na região de Évora. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e foi objeto de estudo, ainda no século XIX, pelo arqueólogo Francês Émile Cartailhac.

Núcleos Empresariais Alentejanos querem internacionalizar as empresas

Os Núcleos Empresariais Alentejanos querem internacionalizar empresas agroalimentares alentejanas.

Para atingir este objetivo, os núcleos empresariais de Évora, Beja e Portalegre, montaram o projeto Alentejo Global Export e que tem o programa que pretende garantir o apoio necessário às empresas que pretendam angariar novos clientes externos. Conta com um pacote de investimento na ordem dos 700 mil euros, com recurso a fundos comunitários.

Museu da Tapeçaria de Portalegre expõe obras de Almada Negreiros e Maria Keil

Em Portalegre, existe um dos mais distintivos museus nacionais. O Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino transforma obras de arte em tapeçaria desde há décadas e manteve uma estreita ligação com muitos artistas nacionais.

Agora, o museu alentejano vai expor setenta e sete obras de Almada Negreiros e Maria Keil, desde tapeçarias, cartões, desenhos, azulejos, entre outras formas, e que estarão patentes ao público até 31 de dezembro.

Delta Cafés é a empresa com melhor espírito de equipa em Portugal

Mais uma distinção para a empresa alentejana de Rui Nabeiro: a Delta Cafés foi considerada, esta semana, como a empresa com melhores práticas flexíveis de conciliação e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal/familiar de cada colaborador.

A distinção foi feita pelos leitores da revista especializada “Human Resources”.

A empresa sediada em Campo Maior bateu a Siemens e a Nestlé e alcançou mais este prémio que me muito se baseia no humanismo do fundador, Rui Nabeiro, e nos princípios que a empresa e os seus responsáveis tem sabido cultivar ao longo dos anos.

Central Nuclear de Almaraz - Governo português vai a Madrid pedir encerramento

Almaraz é a central nuclear espanhola mais próxima do Alentejo, a cerca de 100km da fronteira como distrito de Portalegre. Está implantada numa zona de risco sísmico, junto ao rio Tejo e foi recentemente autorizada pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol a estar aberta até outubro de 2028, quando um segundo período de vigência terminava em junho deste ano, depois de ver passada a data de encerramento em 2010.

Um segredo alentejano em plena Nacional 2

No concelho de Viana do Alentejo, ao quilometro 551 da mítica Nacional 2, há um segredo alentejano que cada vez mais portugueses estão a descobrir: Alcáçovas.

São já 75 anos de Nacional 2 e, são cada vez mais aqueles de, de carro, mota e até bicicleta, se fazem à estrada para percorrer a estrada mais comprida da Europa e descobrir o que de melhor o interior do país tem para oferecer.

Em Santiago do Cacém há uma inovadora Mala Voadora

Na passada semana, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, foi a Santiago do Cacém onde, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, o vereador da Cultura, Jaime Cáceres, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e a Entidade Regional de Turismo, representada por João Ferreira, tendo assistido à apresentação do projeto “Mala Voadora”.

Esta estrutura artística vai desenvolver-se na Barragem de Campilhas e está orçada em cerca de quatro milhões de euros.

Odemira com cerca de 3 M/€ de investimento na Educação

O município de Odemira vai investir 2,85 milhões de euros durante o ano letivo que agora se inicia e que fica marcado pela pandemia, mas, no ocncelho, também pelo novo Centro de Escolar de S. Teotónio.

Fonte da autarquia, revela que “o Município de Odemira entende a Educação como um dos pilares para o desenvolvimento socioeconómico do território” e, neste sentido, vai investir quase 3 milhões de euros em ações e projetos para a Educação e que vão além das competências previstas na Lei.

A Delta Cafés já chegou aos desenhos animados

A marca fundada por Rui Nabeiro, a Delta, chegou ao mundo dos desenhos animados e lançou o “ O Gang Mais Cool de Sempre”.

 “O Gang Mais Cool de Sempre” é uma série de animação protagonizada pelo Qids, a cápsula de café da da Delta Q, com máquina própria, e que se destina ao público jovem.

O aeroporto de Beja "tem de ser aproveitado" - defende ministra

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, revelou publicamente a sua ideia para o aeroporto de Beja, um aeroporto que diz “tem que ser aproveitado” e que as promessas têm de ser cumpridas em prol do desenvolvimento da região.

Páginas