Está aqui

Artigos publicados

A ESTRANHA VIDA DE SER VOLUNTÁRIO...

De mochila às costas, cabelo emaranhado e rosto cansado… Mais um voluntário segue no trilho da sua próxima batalha! Por vezes não sabem com o que se irão deparar, mas quando o telefone toca e os chamam para ajudar a resolver mais uma situação, eles vão. Partem coração cheio, braços abertos e mente receptiva e sempre com um sorriso pronto para distribuir pelo mundo!

FELIZ ANIVERSÁRIO!

22 de Janeiro de 1999… Um menino faz o seu terceiro aniversário! “Parabéns!” é o grito que ecoa pela casa… Mas o menino, esse, não liga aos parabéns, ele só quer rasgar os papéis de embrulho brilhantes e com cores chamativas… Quer descobrir se vai ter a prenda que tanto deseja! É aí que chega o pai…

-Aqui tens filhote! A tua primeira pistola! Agora já podes brincar!

E o menino lá vai, a rir e a correr ter com os outros meninos da festa! Uma pistola de brincar! Ena! Agora ele já pode brincar aos polícias e ladrões, aos cowboys e os índios e aos caçadores!

IDADE DOS "PORQUÊS”

É com alguma frequência que ouvimos as personalidades mais ilustres da sociedade declarem que a necessidade de pensamento crítico deve ser a principal motivação dos jovens de hoje.

Pergunto-me, então, por que razão existe a necessidade de condensar todo o espírito inquisitivo numa só idade da nossa vida? Porque é que a sociedade teima em obrigar as mentes jovens a serem apenas curiosas na sua infância, período esse, durante o qual as perguntas e dúvidas dos mais novos tendem a ser desvalorizadas.

ORFANDADE...

Num mundo em que todas as noites a televisão nos vende a ideia de que os acontecimentos maus já são tão banais que deixam de nos afectar, verifico que muita gente passou a visualizar uma morte ou um atentado com a mesma expressão de serenidade com que se assiste a um jogo de xadrez.

SER PRINCESA EM TEMPO DE GUERRA

No mundo que  celebra, a nível internacional o dia da mulher como se de repente a figura feminina fosse elevada à estratosfera, esquece-se muita coisa e pior…. Esquecem-se muitas mulheres!

Aceitem celebrar este dia, aceitem as flores que vos dão, aceitem as mensagens de feliz dia da mulher, aceitem as imagens bonitas que o Facebook vos coloca ao dispor nesse dia… Mas queridas, aceitem também a inutilidade do dia da mulher!

EÇA VISTO PELO INVISÍVEL

Eça de Queirós é, na ótica desse dito escritorzinho com nome de besta, que anda por aí a vaguear nas terras alentejanas, às quais quer à força pertencer, ainda que ocupe um livro a repeli-las, um escritor  “cínico e falso”, palavras do próprio.

Pergunto-me eu, Raposo, onde andaste tu, quando nas minhas aulas do liceu, ou entre um café cujo sabor se imiscuía com as sombras do tabaco no ar, se falava em Literatura? Sim, meu caro, de Literatura! Essa coisa nefasta e repulsiva que anda por aí à espreita das brechas da sociedade para se aproveitar delas… Sacana da Literatura!

SOBREVIVENTE

De súbito ele chega e agarra cada pedaço teu! Rouba-te o chão, espalha nele os poucos pedaços de carne que ainda te cobriam a alma e queima-os na frente dos teus olhos sem vida. É aí que entras numa nova fase da tua existência…