Está aqui

Empresas

Vítor Proença critica passividade do Ministério do Ambiente em relação à seca no Alentejo Litoral

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença (CDU) remeteu uma missiva ao Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Matos Fernandes a reclamar uma audiência destinada a tratar soluções alternativas para mitigar as consequências dos períodos de seca que afetam a bacia hidrográfica do rio Sado.

Bactéria que arrasa olivais já entrou em Portugal. Agricultores alentejanos temem o pior

Chama-se Xylella Fastidiosa, é uma bactéria identificada há cerca de um anos e meio em Alicante e que deixou em pânico os agricultores espanhóis. O impacto desta bactéria repercute-se em quebras drásticas de produção e é visível por causar necroses nas folhas das árvores, sejam amendoeiras, oliveiras e citrinos e mesmo a vinha.

Estado português trava compra de aviões à Embraer

O Estado português admite abandonar o projeto de aquisição de aviões KC-390 caso a Embraer não baixe os valores pedidos. A declaração foi feita hoje no parlamento pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Rolo, que refere uma negociação "férrea" entre o estado português e a construtora brasileira, com duas fábricas em Évora.

a Embraer pediu primeiro 120 milhões de euros, mas depois desceu para 97 milhões de euros, o que está ainda muito acima do valor que o estado português considera aceitável.

Super Bock encerra águas do Caramulo e reforça Castelo de Vide

O Super Bock Group (antiga Unicer) vai encerrar o centro de produção das águas do Caramulo, onde trabalham 26 pessoas e que se dedicava às águas lisas. O fim da Água do Caramulo, que acontece em Fevereiro, decorre das quebras de vendas de águas que, segundo a empresa, andam na ordem dos 50% na última década.

O fim do centro de produção do Caramulo parece ser uma oportunidade para reforçar os centros de produção de Castelo de Vide, no Alto Alentejo e na unidade de Envendos.

Empresa agroalimentar investe 4,5 milhões em Ponte de Sor

Uma empresa agroalimentar prepara-se para investir 4,5 milhões de euros em Ponte de Sor, no Alto Alentejo e criar 40 postos de trabalho, segundo o município. A unidade fabril ali construída vai fazer o pré-tratamento, corte, embalagem e o pré-cozinhado de produtos agroalimentares, nomeadamente vegetais.

Porto de Sines bate recorde com novo máximo na carga contentorizada

O Porto de Sines bateu um novo recorde, com uma movimentação de 1,75 milhões de TEU, a que correspondeu uma variação homóloga positiva de 5%, o que fixa um novo máximo na carga contentorizada, segundo a Revista Cargo.

"Com um total de 22 milhões de toneladas, a Carga Contentorizada regista um crescimento homólogo de 5,5%, reforçando o contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI para o total movimentado em porto, reforçando a primeira posição com uma quota de 46%", adiantou em comunicado a Administração do Porto de Sines - APS.

Azeite alentejano posto à prova na Califórnia

O Azeite do Alentejo está a participar, durante três dias, no Winter Fancy Food Show, evento gastronómico para profissionais que decorre em São Francisco, entre 13 e 15 de janeiro. Esta ação, uma iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, pretende dar a conhecer os azeites alentejanos aos empresários da indústria alimentar norte-americana, mais especificamente na costa Oeste dos Estados Unidos.

Seca volta a preocupar agricultores alentejanos

O panorama ameaça ser desolador, um ano após um dos invernos mais secos da última década. Segundo o IPMA, o mês de Dezembro em Portugal Continental classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação e temperatura máxima do ar foi superior à nornal e registou o 3.º valor mais alto desde 1931. Condições suficientes para afetar substancialmente pastagens e culturas agrícolas no Alto Alentejo, onde os agricultores já se mostram "apreensivos" por falta de chuva.

Odemira tem mais de 5 mil euros para oferecer às melhores ideias empreendedoras

Já vai na quarta edição o Prémio Espírito Empreendedor, organizado anualmente pelo município de Odemira e que procura estimular os jovens entre os 18 e os 35 anos a criar ideias de negócio.com prémios, no valor de 2000 euros, para a melhor ideia empreendedora e criativa, que terá ainda acesso directo ao Ninho de Empresas de Odemira, e montantes de 2000, 1000 e 500 euros, respectivamente, às três melhores novas iniciativas empresariais.

Alto Alentejo em alerta com a Vespa Asiática

A Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis, o Município de Avis e a Turma da Abelha, promovem, no dia 19 de janeiro de 2019, uma Ação de Sensibilização sobre a Vespa Velutina, vulgarmente designada de “vespa asiática” e que está a preocupar as autoridades.

A ação vai decorrer no Salão da Junta de Freguesia de Avis, a partir das 14h30, e tem como objetivo alertar a população para os cuidados a ter quando confrontada com esta espécie agressiva que está já a colonizar o Alentejo.

Páginas