Está aqui

Empresas

Universidade de Évora lança tecnologia de precisão para produção de suínos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Évora liderada por Vasco Fitas da Cruz (Departamento de Engenharia Rural, investigador ICAAM) desenvolveu, através do projeto AWRTECH, uma ferramenta de zootecnia de precisão para a sustentabilidade da produção de suínos, através de soluções de gestão assentes na monitorização, análise e controlo dos parâmetros ambientais, fisiológicos, comportamentais e produtivos.

Corticeira Amorim vai desenvolver interiores do primeiro comboio português

A CP juntou a Faculdade de Engenharia do Porto, o Instituto Superior Técnico e empresas como a Corticeira Amorim, a Efacec ou a Siemens para criar o primeiro comboio português. A notícia, que está a ser avançada pelo Público, refere que o primeiro comboio português vai ter o motor desenvolvido pela Efacec, a caixa pela Salvador Caetano, os moldes, cablagens e portas pela Associação de Fabricantes Indústria Automóvel, os interiores pela Almadesign e a Amorim e o grupo Sermec, especialista em metalomecânica de precisão e que trabalha com a Airbus.

Produtores ribatejanos e alentejanos triplicam produção de romãs

A Organização de Produtores Frutalmente vai triplicar a produção de romãs Adoora este ano, atingindo as 500 toneladas. Em 2018, o primeiro ano de arranque da produção, a Frutalmente colocou no mercado 200 toneladas deste fruto. Na campanha de 2019 regista-se, assim, um expressivo crescimento de 150%, tornando a Frutalmente num dos maiores produtores de romã do país.

Sines vai investir 1,4 milhões em expansão de zona industrial

A Câmara Municipal de Sines abriu um concurso público para execução da empreitada de expansão nascente da ZIL II - Zona de Indústria Ligeira. A empreitada, com um preço-base de 1,3 milhões de euros, tem como objetivo criar condições para receber mais 43 empresas na principal zona sob gestão municipal para acolhimento de atividades económicas.

Portugal é o terceiro maior produtor de azeite do mundo e o Alentejo representa 76% da produção

Portugal é responsável por 10% das exportações de azeite europeu para o mundo segundo dados mais recentes do Eurostat que refere uma exportação nacional de 56 mil toneladas.

“Os países membros da União Europeia exportaram mais de 1,6 milhões de toneladas de azeite em 2018, avaliados em 5,7 mil milhões de euros”, afirma o gabinete estatístico europeu.

Não há água suficiente para a produção de arroz em Alcácer do Sal

Vale do Gaio e Pego do Altar estão novamente com um nível de armazenamento de água demasiado baixo para poderem fornecer de água as plantações de arroz em Alcácer do Sal, o que está a deixar os produtores de arroz da região alarmados, apesar dos transvases garantidos pela barragem de Alqueva, que estes se queixam de ter de pagar.

Ponte de Sor quer liderar cluster aeronáutico nacional

No "coração do cluster aeronáutico português", o passado e o futuro do setor encontram-se no próximo dia 16, num evento pioneiro em que a memória, o investimento e o espetáculo da aviação se juntam num programa em Ponte de Sor.

“No Campo de Aterrissagem estava um mar de gente. E, quando os aparelhos, após algumas evoluções, deslizaram sobre a pista, estalaram festivamente foguetes e morteiros. E todos olhavam com respeito, eivado de um certo tremor, aquelas estranhas máquinas que escalavam as alturas” (jornal A Mocidade).

Sopas de entulho alentejanas e outros caldos em Vendas Novas

Chega o outono, o tempo frio e começam a apetecer receitas que nos aquecem a alma. E a sopa, claro que é uma delas!

É este o mote da terceira edição da "Mostra de Sopas", que decorre já no próximo dia 16 de novembro, a partir das 17h00, no Mercado Municipal de Vendas Novas.

Castro Verde contesta degradação do serviço dos CTT

A Câmara Municipal de Castro Verde, em comunicado enviado à redação, manifesta publicamente o seu "profundo desagrado e preocupação com a acelerada degradação dos serviços dos CTT no nosso concelho o que, nas últimas semanas, se agravou de modo inaceitável".

Páginas