Política Nacional

Projeto que transforma plásticos agrícolas de Alqueva vence prémio Economia Circular

O projeto PlaCarvões "De Plásticos a Carvões Ativados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", desenvolvido em consórcio liderado pela EDIA, com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, (CIMAC); a empresa Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, (GESAMB), e a Universidade de Évora, financiado pelo Fundo Ambiental, venceu o Prémio Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo, atribuído pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Alentejo prepara estratégia regional 2030

No âmbito da preparação da estratégia regional Alentejo 2030, já decorreram uma série de cinco sessões temáticas, numa parceria entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo (CCDRA) e as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alentejo e da Lezíria do Tejo.

Com o objetivo de elaborar o Plano de Ação e a Estratégia Regional no horizonte 2030, iniciaram-se os trabalhos, ainda em 2018, com o Contributo Regional para a Estratégia Portugal 2030 e com a identificação de desafios estratégicos e prioridades de intervenção para o Alentejo.

Região Autónoma do Alentejo. É inevitável e inegociável

Enfim, a regionalização voltou à discussão pública. Imprensa, partidos e Presidente da República já não negam que o tema voltou a aquecer 21 anos após o referendo.

Três concelhos alentejanos no topo do rating da qualidade de vida

Há três concelhos alentejanos no top 5 do rating dos municípios com maior qualidade de vida em Portugal, segundo dados da Marktest.

A liderar este rating está Castelo de Vide que obteve a mesma pontuação total, 15,5 pontos, os mesmos que Manteigas.

Os pontos são atribuídos de acordo com 15 indicadores e, no top 5 dos 308 concelhos do país há mais dois municípios alentejanos: Marvão, no terceiro lugar e Alter do Chão em quarto. O Corvo, nos Açores, e Porto Moniz, na Madeira, fecham o top 5.

Campo Maior vai ter um Centro de Inteligência Competitiva

Será já esta semana, a 9 de dezembro, que Campo Maior vai ver apresentado o projeto do um Centro de Inteligência Competitiva (CIC), numa cerimónia com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Em Évora, PCP defende regionalização até 2021

Foi a abrir as jornadas parlamentares dos comunistas, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, que o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa desafiou o governo a aplicar a regionalização em dois anos.

O PCP vai apresentar uma proposta para a criação das regiões administrativas com um calendário que visa a sua concretização até eleições autárquicas de 2021.

Centrais a carvão de Sines e do Pego vão perder isenção na produção de eletricidade

As centrais a carvão de Sines e do Pego vão pereder em 2021 as isenções de taxas na produção de eletricidade.

O Governo vai reduzir a isenção fiscal atribuída a combustíveis fósseis na produção de eletricidade em mais 25% no próximo ano. Assim, a redução progressiva do benefício fiscal vai manter o ritmo, apesar de o Executivo ter antecipado o fecho das centrais elétricas a carvão, como avança o Negócios.

Número de insectos polinizadores aumentou 130% no País

Há três anos que estão a ser estudados os insectos que têm um papel relevante na nossa agricultura e segundo este estudo observou-se um aumento significativo na diversidade de insetos nas diferentes culturas. Em todos os grupos de insetos houve um aumento significativo das espécies, graças à sementeira destas margens multifuncionais. Muitas destas espécies são insetos polinizadores, auxiliares e inclusive endémicos.

Associação Salvador assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Odemira

O livro “Associação Salvador – 15 anos a Mudar Vidas” vai ser apresentado ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, hoje, dia 3 de dezembro, pelas 18.00 horas. A iniciativa resulta de uma colaboração do Município de Odemira com a Associação Salvador para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A sessão contará com a presença de Luís André, embaixador da Associação Salvador. A obra “Associação Salvador, 15 anos a Mudar Vidas” celebra o 15º aniversário da associação fundada por Salvador Mendes de Almeida.

O Alentejo e a Luta Clandestina – António Gervásio, um Militante Comunista

"O Alentejo e a Luta Clandestina – António Gervásio, um Militante Comunista” da autoria do jornalista Luís Godinho é lançado no próximo dia 4 de Dezembro pelas 18h30 na Biblioteca Municipal Almeida Faria, Montemor-o-Novo.

Páginas