Política Nacional

"Espero que o Governo faça da Barragem do Pisão uma prioridade para a região"

O deputado socialista de Portalegre Luís Testa considera que um projeto como o da Barragem do Pisão, pensado e desenhado há mais sessenta anos, deve concretizar-se o mais rápido possível.

"Espero que o Governo faça da Barragem do Pisão uma prioridade para a Região", declarou Luís Testa hoje, em véspera do II Congresso Melhor Alentejo, que começa amanhã em Portalegre e conta com as participações do Presidente da República, do Ministro do Ambiente e do Ministro da Agricultura.

Litoral Alentejano contesta estratégia do Governo para a gestão da rede pública de água

A reunião de ontem entre o Secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins e os autarcas do litoral alentejano não correu conforme esperavam estes últimos. Em cima da mesa estava a pretensão da Comissão Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) em conseguir co-financiamento para obras em redes de saneamento e abastecimento de água em baixa, que foi rejeitada segundo os autarcas, porque o Governo terá outra estratégia para a gestão das redes e terá já lançado um aviso de concurso para sistemas agregados.

Alandroal vai ter médico dentista no seu Centro de Saúde

Segundo João Maria Grilo, presidente da Câmara Municipal do Alandroal, e que se prepara para assinar um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Alandroal no âmbito do Programa Saúde Oral para Todos, "pela primeira vez, em 39 anos de Serviço Nacional de Saúde, vamos ter médico dentista" e que vai dar resposta a todo o Concelho Alentejano.

Escolas fechadas em Évora. Câmara e partidos políticos trocam acusações

O ano letivo arrancou em Évora com três escolas encerradas por falta de assistentes operacionais, segundo declarações de Carlos Pinto de Sá, presidente daquela autarquia alentejana. As escolas Conde de Vilalva e André de Resende estão encerradas, enquanto a Escola Manuel Ferreira Patrício está a funcionar parcialmente já que o pré-escolar e o 1.º ciclo abriram com normalidade.

Baixo Alentejo considera prioritários investimentos em estradas, ferrovia e no aeroporto

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) identificou como prioridades de investimento para o Programa Nacional de Investimentos (PNI 2030). que está em consulta pública, os sectores da Mobilidade e Transportes.

Quercus Portalegre luta contra armazém de resíduos nucleares Almaraz

Após a autorização das autoridades espanholas para a construção de armazém de resíduos nucleares perto da Central Nuclear de Almaraz, a Quercus de Portalegre mostrou-se insatisfeita com este acontecimento que pode esconder uma prorrogação da licença de funcionamento da central nuclear que termina em 2020, disse o ambientalista Nuno Sequeira, em declarações à Rádio Portalegre.

Há problemas muito graves na ferrovia do Alentejo

Há poucos dias atrás tivemos audições com o Sr. Presidente da CP e com o Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre a situação da ferrovia em Portugal. 

Esperava-se pelo menos um pedido de desculpas aos portugueses. No nosso caso um pedido de desculpas aos alentejano que:

a) têm sido sujeitos a atrasos gigantescos nas linhas do comboio da região. Nas linhas do Alentejo, os residentes desta região sabem que há sempre atrasos. Podem ser de 20 minutos ou de 2 horas. É impressionante!

Marcelo Rebelo de Sousa patrocina Congresso Melhor Alentejo

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa não só vai conceder o Alto Patrocínio da Presidência da República ao 2o Congresso Melhor Alentejo, uma iniciativa do movimento de cidadania homónimo, fundada por Manuel Valadas, Renato Carrasquinho, José Maria Amorim Falcão, José Ribeiro e Castro, Luís Mesquita Dias e José Roquette, promovida com o objectivo de chamar a atenção do País para as prioridades e outros demais acontecimentos que marcam o dia-a-dia da região do Alentejo, como já garantiu à organização que vai participar no evento.

Évora debate Concentração Solar em simpósio internacional

A cidade de Évora recebe entre os dias 24 e 25 de Setembro, o 4º Simpósio IPES (Instituto Português de Energia Solar), cujo tema será a Concentração Solar e o Futuro, tendo em conta as condições favoráveis que a região tem para o usufruto das tecnologias ligadas às energias renováveis.

Escola mais antiga de Vendas Novas volta a receber alunos após requalificação

A escola mais antiga do concelho de Vendas Novas acaba de receber obras de requalificação, num investimento de cerca de 200 mil euros, e está pronta a receber os 86 alunos que a vão frequentar este ano letivo.

As obras decorreram durante o ano letivo anterior, tiveram um investimento total de 191.754 euros, com uma candidatura aprovada no valor de 146.000 euros (cofinanciada a 81% pelo programa Alentejo 2020).

Páginas