Está aqui

Internacional

Azeite “Manos Lince” ganha medalha de ouro em concurso internacional

O azeite “Manos Lince”, produzido no concelho de Alcácer do Sal, conquistou a medalha de ouro do concurso de azeite “Dubai Olive Oil Competition”, que teve lugar esta semana, revelou o município.

De acordo com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, este concurso avaliou 287 produtores, provenientes de 17 países, tendo tido jurados credenciados na prova dos azeites.

Há 75 anos era lançada a primeira bomba atómica, sobre Hiroshima

Faz hoje 75 anos que os norte-americanos largaram a "Little Boy", a bomba atómica, sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, durante a II Guerra Mundial.

Nadador alentejano vai treinar elite de atletas dinamarqueses

Pedro Prazeres, nadador e dirigente do Vikings Sports Club Alentejo, foi contratado pelo Hovedstadens Svømmeklub (HSK) da Dinamarca, para a próxima época desportiva de 2020/2021.

O Festival Internacional de Cinema de Marvão vai decorrer esta semana

O Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara regresso já esta semana, de 6 a 11 de agosto, numa dezena de lugares da raia de Portugal e Espanha.

Serão cerca de 20 filmes, nesta edição VIII, numa versão compactada do festival, que cumprirá todas as regras da DGS. A estreia cabe ao filme "O que arde", do realizador galego Oliver Laxe.

Mas apesar de mais curto, o festival apresenta algumas novidades, como por exemplo, uma sessão drive-in, em Carbajo, Espanha, no dia 7, ou propostas de cinema online.

Mais de 200 atletas brasileiros recebidos em Rio Maior

Durante os próximos meses, vão passar pelo Centro de Alto Rendimento (CAR) de Rio Maior mais de 200 atletas brasileiros, com o objetivo de retomar a preparação olímpica para Tóquio2020, depois da interrupção provocada pela pandemia de covid-19.

Em declarações à agência Lusa, Marco La Porta, vice-presidente do Comité Olímpico do Brasil (COB), revelou que, após o adiamento dos Jogos Olímpicos, foi necessária a procura de uma solução para os atletas poderem recomeçar a treinar, e que o CAR de Rio Maior foi a primeira opção.

Prémio Carreira Alumni 2020 da UÉ atribuído a José Carlos Adão

José Carlos Adão, alentejano de Almodôvar e colunista do Tribuna Alentejo, ganhou o Prémio Carreira Alumni 2020 atribuído pela Universidade de Évora.

O antigo aluno da licenciatura em Ensino Português e Inglês, entre 1998 e 2003, atualmente exerce funções de Adjunto da Coordenação do Ensino de Português na área de Newark, nos Estados Unidos da América. Aqui tem-se destacado na coordenação do ensino de Português nas escolas comunitárias e apoiado o ensino na rede pública e universitária. 

Vendas Novas inaugura fábrica de 2,5 milhões que vai produzir bolinhos chineses

O Parque Industrial de Vendas Novas inaugurou hoje uma nova unidade industrial, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias, e da Vice-presidente, Elsa Caeiro.

A “Jiawei Alimentação” é uma empresa do setor alimentar que se dedica à produção de Crystal Dumpling, os tradicionais “bolinhos chineses” feitos com uma massa de pão muito fina e recheados com vários sabores (camarão, carne), para serem cozidos ao vapor.

ONG alentejana combate Covid-19 em Cabo Verde e Moçambique

A organização não governamental alentejana (ONG) Associação de Defesa do Património de Mértola - ADPM vai cooperar no combate à disseminação do COVID-19 em Cabo Verde e Moçambique.

Para tal, a ADPM contou com as parcerias do Instituto Marquês de Valle Flôr e da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, além de muitas entidades dos dois países, e candidatou-se a uma linha de financiamento lançada pelo Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..

Músicas do Mundo era este fim de semana, mas já há cartaz 2021

Este fim de semana, em condições normais, era o que marcava a realização da 22.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) em Sines e Porto Covo.

Cabo submarino Sines-Brasil foi declarado de Interesse Municipal

Foi declarado Projeto de Relevante Interesse Municipal a amarração em Sines do cabo submarino que fará a primeira ligação direta em fibra ótica entre o Brasil e a Europa.

Este projeto do consórcio EllaLink obteve a aprovação da declaração de Interesse Municipal pela Assembleia Municipal de Sines.

Para a autarquia, esta declaração revela a expectativa existente no concelho de que este projeto possa vir a contribuir “significativamente para a diversificação económica local e se traduza num novo hub nacional / ibérico de âmbito tecnológico e no domínio das telecomunicações”.

Páginas