Está aqui

Internacional

Reguengos vai ser a capital mundial do Enoturismo

A quinta Cimeira da Organização Mundial de Enoturismo, da Organização Mundial de Turismo (OMT) vai decorrer em Reguengos de Monsaraz, em outubro de 2020.

Segundo José Calixto, presidente da autarquia, a notícia dada ontem no Chile, é a confirmação de "um trabalho conjunto" entre a anterior secretária de estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Turismo de Portugal, a ARPTA (Agência de Promoção Externa do Alentejo) e ERT do Alentejo.

A fragilidade do planeta numa exposição de Sebastião Salgado em Évora

Sebastião Salgado, um dos mais prestigiados fotógrafos da atualidade, traz a Évora a exposição “Génesis. Sebastião Salgado”.

Trata-se de um conjunto de 38 imagens em preto e branco, nas quais o fotógrafo brasileiro procura as origens do mundo e do planeta em que vivemos, prestando uma homenagem à sua fragilidade.

Estradas principais do Alentejo estão a afetar Corujas-do-mato

A dissertação da estudante Shirley van der Horst, no âmbito do Mestrado em Biologia de Conservação da Universidade de Évora (UÉ), sob a orientação de Rui Lourenço, investigador do ICAAM, foi a base de um estudo publicado no European Journal of Wildlife Research, no qual se avaliaram os efeitos da proximidade de estradas (principais e secundárias) na abundância de corujas-do-mato no Alentejo Central entre 2005-2016.

Delta é líder no mercado angolano com café em cápsulas

Delta Q é o café expresso em cápsulas líder no mercado angolano segundo a revista http://platinaline.com/ O sistema em cápsulas da Delta Cafés veio revolucionar a experiência de beber café expresso em Angola. A marca oferece um sistema exclusivo de máquinas e cápsulas com a qualidade Delta Cafés.

Número de insectos polinizadores aumentou 130% no País

Há três anos que estão a ser estudados os insectos que têm um papel relevante na nossa agricultura e segundo este estudo observou-se um aumento significativo na diversidade de insetos nas diferentes culturas. Em todos os grupos de insetos houve um aumento significativo das espécies, graças à sementeira destas margens multifuncionais. Muitas destas espécies são insetos polinizadores, auxiliares e inclusive endémicos.

Delta Cafés em programa de apoio a pequenos produtores de café na Etiópia

A International Coffee Partners (ICP), que a Delta Cafés integra, acaba de anunciar a extensão do seu projeto à Etiópia. Com o projeto “Coffee Alliances for Ethiopia” (CAFE), co-financiado pela Agência Austríaca de Desenvolvimento (ADA), a unidade operacional da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento, irá contribuir para a melhoria da situação económica e bem-estar das famílias de pequenos cafeicultores de Amhara na região da Etiópia. Até Agosto de 2023, o objectivo do programa é atingir 2.500 famílias de pequenos agricultores.

15 combates de 5 assaltos para encontrar campeões nacionais de Kickboxing em Santo André

Amanhã, 30 de novembro, a partir das 20h00, no Pavilhão Clube Galp Sul, em Vila Nova de Santo André, recebe a Final do Campeonato Nacional de Kickboxing na categoria de 67 Kg, num total de 15 combates dos quais cinco são profissionais.

Destruição de património arqueológico no Alqueva não inviabiliza o seu potencial turístico

Destruição de património arqueológico no Alqueva não inviabiliza o seu potencial turístico, sugere novo estudo científico feito no Reino Unido.

Um estudo recente analisou de que forma os agentes de turismo cultural podem fazer uso da memória de património arqueológico que foi destruído durante a construção da barragem do Alqueva.

Graça Carvalho defende centrais de dessalinização para combater seca no Alentejo

A eurodeputada bejense Maria da Graça Carvalho  defende que a União Europeia deve elaborar um plano de contingência em resposta aos efeitos da seca que está a afetar por períodos cada vez mais longos o Alentejo.

Em Estrasburgo, a eurodeputada defendeu que o plano de contingência deve adoptar “medidas que permitam dar respostas imediatas e a longo prazo a este problema" eventualmente através de "programas de eficiência na utilização da água, construção de barragens ou instalação de centrais de dessalinização”.

 

Imagem © European Parliament

 

 

Alentejo no Top 6 da norte americana "Condé Nast"

A Condé Nast Traveler, reputada revista norte americana de viagens e lifestyle, publicou um artigo onde classifica a região vinícola do Alentejo como um dos seis destinos a não perder no próximo ano.

Páginas