Está aqui

Feiras

Cimeira Internacional do Cavalo de Alter do Chão é apresentada ao público na próxima semana

O Município de Alter do Chão, no Alto Alentejo prepara-se para apresentar publicamente a Cimeira Internacional do Cavalo, um evento que acontece naquela terra alentejana em abril de 2020.

Para já a organização promove uma apresentação pública do evento a 24 de abril, a partir das 11h00, no Castelo de Alter, no âmbito da Festa do Cavalo 2019, que começa naquele dia, com a promessa que o Alter International Horse Summit vai trazer a Alter do Chão especialistas de todo o mundo para falar do cavalo.

Antigas sacerdotisas voltam às ruas de Beja para celebrar as Maias

A tradição romana da Festa das Maias, com mais de 2 mil anos e que Beja soube recuperar, vai voltar a animar as Portas de Mértola, este ano a 4 maio. Outrora e numa história transmitida de geração em geração, as jovens sacerdotisas vestiam-se de branco para simbolizar a pureza e, geralmente, uma tiara ou coroa e dançavam em volta de um mastro alto, enfeitado para celebrara juventude e o tempo de primavera.

Alexandra Lencastre é madrinha da Romaria a Cavalo a Viana do Alentejo

A actriz Alexandra Lencastre é a madrinha da 19ª edição da Romaria a Cavalo que parte no próximo dia 24 de Abril, da Moita, em direcção a Viana do Alentejo, onde chega dia 27, às 17 horas.

A tradicional Romaria a Cavalo "Moita - Viana do Alentejo" está de volta e este ano realiza-se de 24 a 27 de Abril.

Gastronomia do Borrego servida à mesa a partir de hoje em Reguengos

São 21 restaurantes de Reguengos de Monsaraz que servem a partir de hoje, 5 de abril e até 14 de abril, especialidades tradicionais do borrego à boa maneira alentejana, no âmbito da Semana Gastronómica do Borrego. 

Torrão do Alentejo: terra do pinhão, do mel, do arroz e do azeite

Bolo raiva, pinhoadas, bolo fidalgo, hóstia real, tartes e tortas variadas, a par de licores, compotas e bombons são algumas das goluseimas tradicionais que vão poder ser degustadas no “Torrão Doce”, uma mostra de doçaria que tem lugar no Jardim do Coreto na vila de Torrão do Alentejo, em Alcácer do Sal, nos dias 12, 13 e 14 de abril.

Corrida de Vendas Novas vai apoiar Bebés Prematuros

A Corrida da Cidade de Vendas Novas celebra este ano um quarto de século e vai fazer reverter parte das suas receitas para a XXS, a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro.

A data de realização desta edição está marcada para 19 de maio, com o convite a atletas de todas as idades e condições físicas a participarem nos 10 km EDP Distribuição, 5 Km Luís Guerra Mateus & Filhos Lda, Caminhada Família Delta e Corrida Jovem Diversões Alentejano.

Os sabores da tradição marcam fim de semana no Baixo Alentejo

Em Castro Verde e em Beringel serão os sabores da tradição a marcar o fim de semana.

Em Beringel serão os “Sabores no Barro" que vão promover a localidade e as marcas e sabores do Alentejo, numa festa que alia a tradição da olaria, a gastronomia e o cante alentejano. 

A organização é da Junta de Freguesia de Beringel numa estreita parceria com as associações da freguesia e a Câmara de Beja.

Tem um fim de semana para provar as 1001 açordas de Portel

É o prato mais típico do Alentejo e, quiçá, dos mais simples. Já dizia a letra da moda que “é fácil fazer, dá pouco trabalho: água a ferver, coentros e alho” aos quais se junta o bom pão alentejano, duro de preferência e os ovos.

Isto se for mais tradicionalista, acontece que em Portel, na 13ª edição Congresso das Açordas, a variedade é grande e há açordas para todos os gostos e com os mais variados ingredientes, do tomate aos cogumelos, passando pelo marisco e outros, e que vai poder provar, de hoje até domingo, perto do terminal rodoviário da vila.

Gastronomia do Borrego é uma boa desculpa para visitar Vila Viçosa

Chega a Páscoa, a celebração em mesas fartas e onde o borrego é o protagonista principal. Mas o Alentejo tem uma tradição especial no que toca à gastronomia com borrego. Os pratos únicos por exemplo com os borreguinhos de azeite, cabeça de borrego assada, ensopado à antiga, caldeirada de borrego ou borrego na púcara, ganham por esta altura um destaque especial nas mesas da região. 

Moura com BD inédita que conta a história do hino português

"A Portuguesa: História de um Hino" em Banda Desenhada é uma exposição que será inaugurada a 30 de março, pelas 16 horas, em Moura. Da autoria de José Pires, esta exposição está inserida na XXXIX edição da Feira do Livro e é constituída por doze painéis que contam a história de como “A Portuguesa” se tornou no Hino Nacional português.

Expostas no Cine-Teatro Caridade, estas pranchas estiveram guardadas no computador de José Pires, que, entendeu ter chegado a hora de as mostrar ao público.

Páginas