Está aqui

Feiras

Em maio e junho Beja é capital europeia de Banda Desenhada

Embora o programa não esteja completamente conhecido, até porque ainda estamos a um mês do evento, o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que vai para a sua 15ª edição, começa a aquecer os entusiastas com a apresentação dos 27 autores convidados e que vão participar no evento.

O que distingue a gastronomia do Bacalhau em Arronches?

Há pelo menos 11 restaurantes em Arronches, que exibem nas suas ementas pratos de bacalhau que gozam de uma grande reputação, tão grande que já não se confina às "fronteiras" daquele território no Alto Alentejo. Comecemos pelas mais elaboradas, até chegar às mais comuns. Os pratos de bacalhau em Arronches, seja acompanhado de espinafres e camarão, em caldeirada, tomatada, frito, com todos, ou simplesmente assado na brasa, têm particularidades que ainda não sabemos descrever, mas que merecem uma visita aquela lindíssima terra.

Agropecuária, azeite e vinho - está de regresso parte da História de Estremoz

A agropecuária, o azeite e o vinho – além da gastronomia de modo geral, da tradição e animação - regressam em força a Estremoz.

Vem aí a 33ª edição da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz – FIAPE e começa no próximo dia 1 de maio.

Integrados na feira, existirão vários concursos como o XXIV Concurso de Cozinha Alentejana, o VII Concurso Regional de Azeites – Prémio FIAPE e o V Concurso de Vinhos de Estremoz e aos quais se juntam, este ano, o II Concurso Nacional de Ovinos Suffolk e o XX Concurso Nacional de Jovens Reprodutores de Raça Charolesa.

Vidigueira tem vinho e muito mais

Que há vinho na Vidigueira não é um dado novo, mas, até domingo 21, há também “Vidigueira Vinho”.

O certame pretende promover os vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, a gastronomia tradicional e muitos outros produtos de excelência do concelho e conta com um programa variado em redor destas temáticas. Integra ainda uma outra iniciativa: o Roteiro Gastronómico de Migas. A juntar a isto há a exposição e venda de produtos agroalimentares, colóquios, provas de vinho, espetáculos musicais, animação e oficinas de artesanato.

Cimeira Internacional do Cavalo de Alter do Chão é apresentada ao público na próxima semana

O Município de Alter do Chão, no Alto Alentejo prepara-se para apresentar publicamente a Cimeira Internacional do Cavalo, um evento que acontece naquela terra alentejana em abril de 2020.

Para já a organização promove uma apresentação pública do evento a 24 de abril, a partir das 11h00, no Castelo de Alter, no âmbito da Festa do Cavalo 2019, que começa naquele dia, com a promessa que o Alter International Horse Summit vai trazer a Alter do Chão especialistas de todo o mundo para falar do cavalo.

Antigas sacerdotisas voltam às ruas de Beja para celebrar as Maias

A tradição romana da Festa das Maias, com mais de 2 mil anos e que Beja soube recuperar, vai voltar a animar as Portas de Mértola, este ano a 4 maio. Outrora e numa história transmitida de geração em geração, as jovens sacerdotisas vestiam-se de branco para simbolizar a pureza e, geralmente, uma tiara ou coroa e dançavam em volta de um mastro alto, enfeitado para celebrara juventude e o tempo de primavera.

Alexandra Lencastre é madrinha da Romaria a Cavalo a Viana do Alentejo

A actriz Alexandra Lencastre é a madrinha da 19ª edição da Romaria a Cavalo que parte no próximo dia 24 de Abril, da Moita, em direcção a Viana do Alentejo, onde chega dia 27, às 17 horas.

A tradicional Romaria a Cavalo "Moita - Viana do Alentejo" está de volta e este ano realiza-se de 24 a 27 de Abril.

Gastronomia do Borrego servida à mesa a partir de hoje em Reguengos

São 21 restaurantes de Reguengos de Monsaraz que servem a partir de hoje, 5 de abril e até 14 de abril, especialidades tradicionais do borrego à boa maneira alentejana, no âmbito da Semana Gastronómica do Borrego. 

Torrão do Alentejo: terra do pinhão, do mel, do arroz e do azeite

Bolo raiva, pinhoadas, bolo fidalgo, hóstia real, tartes e tortas variadas, a par de licores, compotas e bombons são algumas das goluseimas tradicionais que vão poder ser degustadas no “Torrão Doce”, uma mostra de doçaria que tem lugar no Jardim do Coreto na vila de Torrão do Alentejo, em Alcácer do Sal, nos dias 12, 13 e 14 de abril.

Corrida de Vendas Novas vai apoiar Bebés Prematuros

A Corrida da Cidade de Vendas Novas celebra este ano um quarto de século e vai fazer reverter parte das suas receitas para a XXS, a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro.

A data de realização desta edição está marcada para 19 de maio, com o convite a atletas de todas as idades e condições físicas a participarem nos 10 km EDP Distribuição, 5 Km Luís Guerra Mateus & Filhos Lda, Caminhada Família Delta e Corrida Jovem Diversões Alentejano.

Páginas