Está aqui

Empresas

Alentejo destaca-se em ano de abrandamento nacional da hotelaria

2018 foi ano de abrandamento relativo do crescimento na operação hoteleira mas com destaque para o Alentejo, com uma fatia de 58% de dormidas nacionais e com os espanhóis a dominarem na lista dos clientes internacionais, seguidos dos brasileiros (7% e 6% respetivamente. Os americanos já representam 5% dos visitantes estrangeiros ao Alentejo, à frente dos franceses, que representam apenas 3% do mercado internacional do turismo na região.

Marvão lança bicicletas que usam caminho de ferro desativado

A iniciativa é privada e aproveita o antigo corredor ferroviário no ramal de Cáceres, desativado, no troço Beirã - Castelo de Vide -Beirã, para uma nova maneira de se passear pela Serra de S. Mamede.

Especialistas defendem que Alentejo está a crescer acima da média nacional

O Alentejo está a crescer acima da média nacional, no entanto lida com falta mão-de-obra especializada, modernização e salários "qualificados". Estes fatores, aos quais se junta a gestão dos recursos hídricos, serão os grandes desafios do Alentejo enfrenta, segundo os convidados do Fórum Desafios e Oportunidades – Alentejo, uma parceria ECO/EuroBic, que decorreu no final da semana em Évora.

Alto Alentejo recebe a maior central solar da Europa

Se pensarmos no exemplo mais falado do Alentejo, por ter sido um dos primeiros, estaremos a falar de uma nova central solar com uma área equivalente a 26 centrais iguais à da Amareleja e que se vai instalar no Alto Alentejo, pelas mãos de um consórcio português liderado pela Alpac Capital e Luz.On. Esta nova central solar, a concretizar-se, será o mais ambicioso projeto na área da energia solar e o maior da Europa.

Lisboetas inventam Alentejaninha, uma versão alentejana da francesinha

Um restaurante lisboeta, o Intimista, prepara-se para lançar um novo petisco que, espera, seja um sucesso. Trata-se da versão alentejana da afamada francesinha que, por sinal, de francesa tem pouco, sendo um ex-libris gastronómico do Porto.

Pois pela mão do Chef Miguel Marçalo, nasceu a Alentejaninha, feita com pão alentejano, recheada com secretos de porco preto, morcela, presunto, farinheira e alguns ingredientes secretos, claro. Tudo aparentemente alentejano excepto o molho que, ao que sabemos, se mantém o original.

Portugueses controlam Central de Almaraz com detetor de radioatividade

A Central Nuclear de Almaraz é fonte de preocupação do lado espanhol e do lado português, tendo em conta que está a cerca de 100 quilómetros da fronteira nacional, junto ao rio Tejo, e utiliza a água desse rio para refrigerar os seus reatores. A funcionar desde 1980, já ultrapassou em quase uma década o seu útil de vida e tem apresentado várias falhas, com registo de alguns incidentes nos últimos anos.

Barrancos é presunto e enchidos

Fumados para todos os gostos, presunto único de porco preto, tudo feito com o que de mais genuíno e saboroso existe na região. Quando falamos de Barrancos ocorre-nos o Tinto de Verano e os toiros, mas também o presunto e os enchidos. Pois e se procura desculpas para uma visita ao interior alentejano, damos-lhe uma bastante boa, a Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos, que decorre entre os próximos dias 5 e 7 de abril.

Seca: Governo pré-contrata camiões de abastecimento de água. Alentejo com novas ligações de abastecimento

Entramos na Primavera com temperaturas altas, o que começa a tornar-se habitual, que sucede a um inverno sem chuva suficiente para recuperar os níveis necessários de água nas barragens e que causam pressão hídrica nas terras de pasto e de cultivio. Os sinais de alarme vêm da agricultura, particularmente a sul do país, onde a seca já atingiu o nível de severa.

Rui Nabeiro foi hospitalizado de urgência mas já está a recuperar

Rui Nabeiro foi internado de urgência mas já está a recuperar em casa. A notícia está a ser avançada hoje pela revista Flash, segundo a qual o empresário e filantropo alentejano terá sofrido uma complicação nos brônquios, que o terá forçado a um internamento hospitalar.

Páginas