Está aqui

Empresas

Queijo alentejano vence ouro mundial

O queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro (Alentejo), de 70 gramas, foi distinguido com a categoria de ouro nos World Cheese Awards, que decorreram em Bérgamo, Itália, no passado fim-de-semana. Este produto 100% artesanal - constituído apenas por leite cru de ovelha, sal e cardo – foi eleito em prova cega, entre 3804 queijos de 42 países de seis continentes, tendo sido o único queijo português distinguido, entre outros portugueses a concurso.

Há 4 azeites portugueses entre os melhores do mundo e 2 são alentejanos

O azeite ‘Oliveira da Serra – Lagar do Marmelo’ e o ‘Oliveira da Serra – Seleção Verde’, produzidos em Ferreira do Alentejo, estão entre os 100 melhores azeites do mundo distinguidos no Evooleum, em Espanha, o concurso que premia todos os anos os melhores azeites virgens extra do mundo.

A cerveja alentejana Barona vai abrir primeira cervejaria no Alentejo

A BARONA - Brewing Company, fabricante de cerveja artesanal do Alentejo vai abrir a primeira cervejaria, em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, terra que a viu nascer.

Para os fundadores este novo espaço pestá pensado para a  degustação de cerveja e de convívio, onde vai ser possível encontrar e conversar com os fundadores da marca, Diogo Barrigas, Rui Roque e João Nabo.

Icónico alentejano Vinha das Romãs volta a ser destacado pela Wine Enthusiast

Pelo quinto ano consecutivo, o icónico vinho produzido pelo Monte da Ravasqueira é classificado acima dos 93 pontos

Semanas antes da aguardada nova colheita do Ravasqueira Vinha das Romãs, a revista Wine Enthusiast, uma referência global no sector dos vinhos, destaca novamente este vinho icónico da Ravasqueira com 93 pontos.

Empreendedores da Universidade de Évora vencem prémio com tenda biónica para refugiados

O concurso de melhores ideias de negócio Born from Knowledge 2019, promovido pela Agência Nacional de Inovação, atribuiu ao Nautilus, um projeto desenvolvido na Universidade de Évora, o prémio inovação na categoria “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”.

Sines arranca com construção de novo terminal para mega navios

O concurso para construção de novo terminal no Porto de Sines arranca hoje, terça-feira, dia 15 de outubro. O novo terminal que recebe o nome de Vasco da Gama vai ter uma “capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de TEU e um cais com um comprimento de 1.375 m com 3 posições de acostagem simultânea dos maiores navios do mundo (400 m comprimento, 60 m boca e capacidade 24.000 TEU). Terá uma área de terrapleno de 46 hectares, 15 pórticos de cais e fundos de -17,5 m ZH”, de acordo com o governo.

Chef Chakall coloca Costa de Santo André no roteiro turístico alemão, austríaco e suíço

A Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, recebeu a apresentação da parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a operadora turística Olimar Reisen e o chef Chakall, sendo que este último será o embaixador do Alentejo nos mercados alemão, austríaco e suíço. A ação foi promovida, dia 8 de outubro, pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e teve como objetivo dar a conhecer a Região ao mercado turístico destes países.

Produtores de vinho alentejano já estão a fornecer a rede de supermercados Mercadona

A Mercadona, a rede de supermercados espanhola que chegou a Portugal em julho deste ano e conta já com cerca de 1800 colaboradores tem, actualmente, estabelecidas relações comerciais com 17 produtores de vinho portugueses, que se distribuem pelas regiões do Alentejo, Setúbal, Lisboa, Tejo, Dão, Porto, Douro e Vinho Verde.

Carmin, Adega Cooperativa Redondo, Casa Relvas e Sovibor são os fornecedores da região do Alentejo que estão presentes nas lojas Mercadona, uma empresa de capital familiar e uma das principais empresas de supermercados físicos e online em Espanha.

Odemira volta a baixar impostos municipais

A fixação da participação variável no Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), a fixação das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o lançamento de derrama a cobrar em 2020 e a taxa municipal de direitos de passagem são as quatro componentes do pacote de medidas de âmbito fiscal aprovadas na reunião da Câmara Municipal de Odemira, realizada a 19 de setembro, e na reunião da Assembleia Municipal, no dia 4 de outubro.

Macau compra 9 herdades em Alvito e Cuba por 40 milhões

Um grupo de investidores da Macau CESL Ásia adquiriu esta semana por 40 milhões de euros o Grupo Monte do Pasto, incluindo o pagamento de dívida que se encontrava no fundo de resolução do Novo Banco e de uma participação de 16% que o banco detinha também via fundo de capital de risco PME Growth.

Ao todo são 9 herdades distribuídas por Alvito e Cuba no Baixo Alentejo, numa área total de 3700 hectares da maior produtora de gado bovino do país, fundada em 1981.

Páginas