Baixo Alentejo

No Alentejo há uma aldeia com mil heróis

Hoje é 1 de Dezembro, Dia do Restauração da Independência, e várias terras alentejanas viram o seu nome gravado na História neste dia: Vila Viçosa, Évora, entre outras, mas há mais. Há uma aldeia alentejana que neste dia teve mil heróis. Sabe qual é?

Do vinho vão nascer árvores

A Comissão Vitivinícola da Região do Alentejo (CVRA) procedeu reflorestação de duas áreas ardidas e plantou mais de 1250 árvores.

Os fundos para a iniciativa surgiram da doação de parte da receita obtida pela venda dos bilhetes na Feira de Vinhos que decorreu no Centro Cultural de Belém

As áreas escolhidas foram a Vidigueira e a área junto ao Castelo de Montemor-o-Novo, numa iniciativa em parceria com a Associação Plantar uma Árvore.

Em Beja já cheira a Natal

Amanhã, 1 de dezembro acendem-se as luzes! Começa mais uma edição do “É Natal em Beja”, uma iniciativa da autarquia, em conjunto com a Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja, e que pretendem um Natal muito animado na cidade alentejana.

O programa de animação de Natal – até dia de Reis, 6 de janeiro - tem planeadas diversas atividades como um concurso de fotografia digital, um mercado de natal, um sorteio e um concurso de montras, além da novidade deste ano: “o Parque dos Sonhos”, um espaço exclusivamente dedicado aos mais novos.

O Alentejo é a única região a ver uma queda nos preços dos imóveis

Nos últimos anos, Portugal registou um crescimento consistente e constante no seu mercado imobiliário, com Lisboa e Algarve a servirem de porta-bandeira desta expansão económica, uma vez que os valores médios anuais das respetivas propriedades aumentaram com os percentuais mais altos do país, 7,3% e 9,4%, respetivamente. A região do Alentejo, no sul do país, é a única região que não se junta à festa quando se trata deste sucesso económico, não tendo um aumento nos valores das suas propriedades.

Destruição de património arqueológico no Alqueva não inviabiliza o seu potencial turístico

Destruição de património arqueológico no Alqueva não inviabiliza o seu potencial turístico, sugere novo estudo científico feito no Reino Unido.

Um estudo recente analisou de que forma os agentes de turismo cultural podem fazer uso da memória de património arqueológico que foi destruído durante a construção da barragem do Alqueva.

Graça Carvalho defende centrais de dessalinização para combater seca no Alentejo

A eurodeputada bejense Maria da Graça Carvalho  defende que a União Europeia deve elaborar um plano de contingência em resposta aos efeitos da seca que está a afetar por períodos cada vez mais longos o Alentejo.

Em Estrasburgo, a eurodeputada defendeu que o plano de contingência deve adoptar “medidas que permitam dar respostas imediatas e a longo prazo a este problema" eventualmente através de "programas de eficiência na utilização da água, construção de barragens ou instalação de centrais de dessalinização”.

 

Imagem © European Parliament

 

 

Amareleja celebra a vinha e o vinho durante 3 dias

Em Amareleja cumpre-se de 6 a 8 de dezembro a XVIII Feira da Vinha e do Vinho.

O certame dedicado ao setor vitivinícola dá, este ano, destaque ao vinho de talha. A inauguração acontece na sexta-feira, dia 6, pelas 19:00, seguindo-se a habitual visita aos stands e animação musical com o grupo “Porque Sí”, trio acústico “Idealess” e Luís Caeiro, vencedor do programa “Novos Talentos” da TVI. No sábado, dia 7, pelas 11:00 destaque para a Rota das Adegas.

Moura mobilizou-se e construiu uma árvore de natal com 45 mil peças de materiais recicláveis

No mesmo dia em que é assinalado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, Moura volta a erguer aquela que é já um símbolo daquela comunidade, a Árvore da Partilha, uma árvore de natal feita de materiais recicláveis.

Escola de Odemira vence 1.º lugar nacional na recolha de resíduos eletrónicos

Escola Básica 2,3 Damião de Odemira, distrito de Beja, conquistou o 1º lugar, a nível nacional da 11ª edição da Geração Depositrão, uma iniciativa de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas usadas.

Ao todo no distrito de Beja, no ano letivo de 2018/2019 foram recolhidas um pouco mais de 44 toneladas de resíduos elétricos, eletrónicos e pilhas usadas e a Escola Básica 2,3 Damião de Odemira acabou por conseguir o primeiro lugar nacional.

Novos blocos de rega de Alqueva custam 235 milhões e já estão em construção

Os 13 novos blocos de rega de Alqueva, que vão custar 235 milhões de euros e aumentar em cerca de 50 mil hectares a área regada pela aquela barragem, já estão em construção.

Os novos blocos de rega, sete em Beja, cinco em Évora e um em Santiago do Cacém, integram a segunda fase do Programa Nacional de Regadios e deverão estar prontos e a operar em 2023

Páginas