Está aqui

Alto Alentejo

Portugueses controlam Central de Almaraz com detetor de radioatividade

A Central Nuclear de Almaraz é fonte de preocupação do lado espanhol e do lado português, tendo em conta que está a cerca de 100 quilómetros da fronteira nacional, junto ao rio Tejo, e utiliza a água desse rio para refrigerar os seus reatores. A funcionar desde 1980, já ultrapassou em quase uma década o seu útil de vida e tem apresentado várias falhas, com registo de alguns incidentes nos últimos anos.

Médicos não querem vir para o Alentejo

O Governo abriu um total de 113 vagas para médicos de família em Centros de Saúde, mas só foram ocupadas 73. E o Alentejo é uma das regiões menos preferidas dos médicos já que, de um total de 9 vagas, apenas preencheu uma.

Seca: Governo pré-contrata camiões de abastecimento de água. Alentejo com novas ligações de abastecimento

Entramos na Primavera com temperaturas altas, o que começa a tornar-se habitual, que sucede a um inverno sem chuva suficiente para recuperar os níveis necessários de água nas barragens e que causam pressão hídrica nas terras de pasto e de cultivio. Os sinais de alarme vêm da agricultura, particularmente a sul do país, onde a seca já atingiu o nível de severa.

Rui Nabeiro foi hospitalizado de urgência mas já está a recuperar

Rui Nabeiro foi internado de urgência mas já está a recuperar em casa. A notícia está a ser avançada hoje pela revista Flash, segundo a qual o empresário e filantropo alentejano terá sofrido uma complicação nos brônquios, que o terá forçado a um internamento hospitalar.

Maria João Luís é a nova directora-artística do festival cultural de Alter do Chão

O Alter Culturfest, o festival cultural de Alter do Chão, que decorre este ano em maio e junho, acaba de nomear a atriz Maria João Luís com nova directora-artística. O festival, "que promove a música e a cultura de várias gerações e civilizações", e que começa a colocar Alter do Chão no mapa dos eventos culturais nacionais, 

Cerveja artesanal de Castelo de Vide vence medalha de ouro em Barcelona

A BARONA Brewing Company venceu a medalha de ouro para a sua "IPA", no Barcelona Beer Challenge 2019, que decorreu naquela cidade espanhola, durante  a VIII Edição do Barcelona Beer Festival, de 15 a 17 de Março.

A marca alentejana foi fundada em 2015 por três sócios, naturais de Castelo de Vide, que deram as primeiras letras do seu apelido para formar a marca e possui uma microcervejeira com instalações em Marvão, no coração do Alto Alentejo.

 

Alentejo: La Caixa financia projetos de apoio a doentes com esclerose lateral amiotrófica

A Fundação la Caixa vai apoiar associações que se dediquem ao apoio a doentes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em Beja, Évora e Portalegre, mas também em Setúbal, Braga e Viana do Castelo. Aquela fundação espanhola, que está em Portugal desde o ano passado, com a entrada do BPI no Grupo CaixaBank, prepara-se para apoiar com 150 mil euros cada projeto que ajude pessoas com doenças avançadas e respectivas famílias.

“Alentejana” arranca esta quarta-feira em Montemor-o-Novo

O ciclismo está de regresso à planície! À planície e às mais diversas latitudes da região com 37ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A prova começa esta quarta-feira, 20 de março terminando o primeiro dia, e o mais longo, em Moura,depois de mais de 200 quilómetros de competição.

O percurso deste ano regressa a Ponte de Sor, após 26 anos de ausência, mantém a difícil passagem no Cabeço do Mouro (Portalegre) e um muito decisivo contrarrelógio individual em Castelo de Vide.

Elvas homenageia Amy Winehouse no ArtJazz Festival

A quinta edição do Festival de Jazz de Elvas, que decorre entre 26 e 28 de março, vai homenagear a célebre e já desaparecida cantora britânica Amy Winehouse. O ArtJazz Festival decorre no Cine-teatro de Elvas e conta com a direcção e produção de Jorge Goes. Os bilhetes estão à venda no posto de turismo de Elvas e meia-hora antes dos concertos no Cine-Teatro e variam entre os 2 e os 5 euros.

A 26 de março o espectáculo é um Tributo a Amy Winehouse. A 27 de março é a vez dos DoubleUSax com Nanã Sousa Dias e Ricardo Branco. A 28 Jorge Goes & Monty Jazz Trio fecham o festival.

Páginas