Alentejo Litoral

Há 80 anos o Grupo Coral de Odemira fazia a sua primeira gravação de modas

O cante não é de hoje, o que é de hoje é a importância que lhe é dada pelos não alentejanos, desde que este foi declarado Património da Humanidade, salvando-o da eventual perda por entre memórias, assim que o último cantador se calasse.

Santiago do Cacém oferece cinema e chocolates às crianças dos jardins de infância

Para animar a quadra de Natal a Câmara Municipal de Santiago do Cacém ofereceu às crianças dos jardins de infância, públicos e privados do Concelho, nos dias 2,3,4 e 5, uma sessão de cinema com a exibição do filme “Um conto de Natal do Mickey”, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém.

Santiago do Cacém oferece uma viagem à Madeira em campanha de apoio ao comércio tradicional

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou, dia 1 de dezembro, mais uma edição da campanha “No Natal Compre no Comércio Tradicional” que decorre até dia 6 de janeiro de 2020.

Maior balão do mundo aguarda autorizações para voar em Coruche

O gigante de 40 metros e capacidade para 34 pessoas foi uma das novidades do III Festival Internacional de Balonismo, em Coruche. Windpassenger aguarda últimas autorizações para voos regulare.

A Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland, foi selecionada pela Windpassenger para transportar o maior balão do mundo a voar comercialmente com passageiros, entre Brno, República Checa, e a vila alentejana de Coruche. O gigante de 40 metros e capacidade para 34 pessoas, foi transportado por via rodoviária, ocupando 11 metros de estrado.

Centrais a carvão de Sines e do Pego vão perder isenção na produção de eletricidade

As centrais a carvão de Sines e do Pego vão pereder em 2021 as isenções de taxas na produção de eletricidade.

O Governo vai reduzir a isenção fiscal atribuída a combustíveis fósseis na produção de eletricidade em mais 25% no próximo ano. Assim, a redução progressiva do benefício fiscal vai manter o ritmo, apesar de o Executivo ter antecipado o fecho das centrais elétricas a carvão, como avança o Negócios.

Número de insectos polinizadores aumentou 130% no País

Há três anos que estão a ser estudados os insectos que têm um papel relevante na nossa agricultura e segundo este estudo observou-se um aumento significativo na diversidade de insetos nas diferentes culturas. Em todos os grupos de insetos houve um aumento significativo das espécies, graças à sementeira destas margens multifuncionais. Muitas destas espécies são insetos polinizadores, auxiliares e inclusive endémicos.

Associação Salvador assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Odemira

O livro “Associação Salvador – 15 anos a Mudar Vidas” vai ser apresentado ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, hoje, dia 3 de dezembro, pelas 18.00 horas. A iniciativa resulta de uma colaboração do Município de Odemira com a Associação Salvador para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A sessão contará com a presença de Luís André, embaixador da Associação Salvador. A obra “Associação Salvador, 15 anos a Mudar Vidas” celebra o 15º aniversário da associação fundada por Salvador Mendes de Almeida.

Golfinho encalhado na praia salvo pela GNR em Grândola

O Núcleo de Proteção Ambiental de Grândola da GNR salvou ontem um golfinho riscado, na praia da Raposa, em Grândola. O golfinho estava encalhado na praia e foi avistado por um pescador que deu o alerta imediato à GNR.

A equipa de militares que se deslocou ao local onde estava o golfinho levou cerca de duas horas até conseguir devolvê-lo ao mar, com o apoio do Porto de Abrigo – Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do Zoomarine, que acompanhou a complexa operação.

Imagem de capa de espacotalassa.com

 

 

Litoral Alentejano prepara estratégia para o próximo quadro comunitário de apoio

O litoral alentejano debate neste momento os desafios "que se colocam à região e, ao mesmo tempo, falar sobre os grandes temas de desenvolvimento do Alentejo, mobilizando os principais agentes da região para a criação de um Alentejo cada vez mais coeso, mais competitivo e mais sustentável".

A discussão é feita no âmbito da estratégia “Alentejo 2030" e decorre ontem numa iniciativa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo em parceria com a CIMAL e em conjunto com as restantes Comunidades Intermunicipais do Alentejo e da Lezíria do Tejo.

O Alentejo é a única região a ver uma queda nos preços dos imóveis

Nos últimos anos, Portugal registou um crescimento consistente e constante no seu mercado imobiliário, com Lisboa e Algarve a servirem de porta-bandeira desta expansão económica, uma vez que os valores médios anuais das respetivas propriedades aumentaram com os percentuais mais altos do país, 7,3% e 9,4%, respetivamente. A região do Alentejo, no sul do país, é a única região que não se junta à festa quando se trata deste sucesso económico, não tendo um aumento nos valores das suas propriedades.

Páginas