Alentejo Central

Évora Night Runners já tem duas centenas de pais natal para a corrida e caminha de 11 de dezembro

Os Évora Night Runners, grupo informal de corrida, promove, uma vez mais, a já tradicional Corrida e Caminhada de Pais Natal, que este ano está agendada para o dia 11 de dezembro (quarta-feira), com início e chegada na Praça de Giraldo, naquele que já é conhecido como o maior evento de Natal da cidade.

A uma semana da realização do evento, os Évora Night Runners informaram que já estavam inscritas duas centenas de pessoas, que poderão fazer uma corrida ligeira de 12 quilómetros ou uma caminhada de apenas seis mil metros.

Viana do Alentejo celebra o Cante Alentejano

Decorridos 5 anos da inscrição do cante alentejano na lista do Património Cultural Imateral da Unesco, o Município de Viana do Alentejo vai assinalar a data com a presença dos grupos corais do concelho na Mostra de Doçaria que se realiza de 6 a 8 de dezembro em Alcáçovas.

Fundação Eugénio de Almeida homenageia voluntários em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida, no âmbito do seu Programa de Voluntariado, dinamiza um vasto conjunto de iniciativas para celebrar o Dia Internacional dos Voluntários, efeméride estabelecida em 2001 pelas Nações Unidades e que se comemora no dia 5 de dezembro. Ao longo desta semana a Fundação Eugénio de Almeida promove um conjunto de iniciativas, valorizando a participação comprometida de pessoas Voluntárias na transformação da realidade social, e das organizações que proporcionam esta prática de cidadania ativa.

Fernando Santos hoje em Évora

O seleccionador nacional de futebol Fernando Santos participa hoje, 4 de dezembro, numa iniciativa da Pastoral Universitária, em Évora. O À conversas com...começa às 21h15 e estende-se até às 23h00.

O evento decorre no Casarão - Pastoral Universitária de Évora, no n.º 48 da Rua do Raimundo.

 

Imagem de capa de https://maisfutebol.iol.pt/

 

 

Viana do Alentejo oferece batismos de mergulho nas férias educativas de natal

De 18 e 23 de dezembro, o Município de Viana em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, promove para os mais novos um programa de férias educativas nas freguesias de Aguiar e de Viana do Alentejo.

O programa “Atividades de Tempos Livres – Pausa Letiva de Natal” destina-se a crianças dos 6 aos 13 anos e visa proporcionar a ocupação dos tempos livres em atividades de lazer, desportivas e culturais.

Magnífico concerto de natal na Igreja da Misericórdia em Évora

A Santa Casa da Misericórdia de Évora volta a promover o Concerto de Natal num dos espaços mais simbólicos da cidade alentejana património da humanidade, a Igreja da Misericórdia de Évora. 

O Concerto de Natal acontece no próximos dia 7 de dezembro (Sábado), pelas 21h30m, e conta com a atuação da Banda da Armada numa atuação magnífica de 90 minutos, com entrada gratuita, porém limitada e condicionada ao espaço disponível.

Évora desenvolve ferramenta inovadora de zootecnia de precisão

A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu uma ferramenta pioneira que utiliza tecnologia “smart-sensing” onde, através de uma rede de sensores inteligentes, recolhe continuamente e em tempo real os dados associados de suínos na fase de engorda, atuando de forma autónoma quer sobre os animais, quer no microclima registado nas instalações pecuárias.

Alandroal está a ensinar Cante, Robótica e Arqueologia às crianças do 1º ciclo

O município de Alandroal tem já em funcionamento a “Academia do Sucesso”, um projeto educativo dirigido às crianças do 1.º ciclo e que pretende fomentar o sucesso educativo, procurando valorizar a cultura local, promover a literacia científica e fomentar as atividades desportivas e culturais para todas as crianças e jovens do concelho.

Do vinho vão nascer árvores

A Comissão Vitivinícola da Região do Alentejo (CVRA) procedeu reflorestação de duas áreas ardidas e plantou mais de 1250 árvores.

Os fundos para a iniciativa surgiram da doação de parte da receita obtida pela venda dos bilhetes na Feira de Vinhos que decorreu no Centro Cultural de Belém

As áreas escolhidas foram a Vidigueira e a área junto ao Castelo de Montemor-o-Novo, numa iniciativa em parceria com a Associação Plantar uma Árvore.

Deputados do PS Évora pedem ao Governo garantias de apoio à atividade cultural no Alentejo

Os deputados do círculo de Évora eleitos pelo PS Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho reuniram com a Ministra da Cultura para demonstrar preocupação pelos resultados do concurso de atribuição de apoios públicos às Artes, “pelas suas consequências para a Região do Alentejo, e para o Distrito de Évora em particular que viram os seus apoios, em termos globais, reduzidos face ao ano anterior”.

Páginas