Alentejo Central

Mais um professor da Universidade de Évora a vencer o Prémio Pessoa

Chama-se Tiago Rodrigues e é o vencedor do Prémio Pessoa 2019.

Ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria II, Tiago Rodrigues é também professor na Universidade de Évora, tal como o geógrafo Miguel Bastos Araújo, vencedor no ano passado.

Reguengos vai ser a capital mundial do Enoturismo

A quinta Cimeira da Organização Mundial de Enoturismo, da Organização Mundial de Turismo (OMT) vai decorrer em Reguengos de Monsaraz, em outubro de 2020.

Segundo José Calixto, presidente da autarquia, a notícia dada ontem no Chile, é a confirmação de "um trabalho conjunto" entre a anterior secretária de estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Turismo de Portugal, a ARPTA (Agência de Promoção Externa do Alentejo) e ERT do Alentejo.

Alqueva com "as melhores medidas de compensação ambiental" alguma vez feitas no País

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) apresenta uma das suas mais bem conseguidas medidas de compensação ambiental alguma vez realizada em Portugal. Numa albufeira, o imenso bosque plantado há anos cresce frondoso. A peça é publicada no 'Público' e assinada por Carlos Dias.

Portel vence prémio nacional de inclusão no trabalho

O Município de Portel foi distinguido pela segunda vez com a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019. Das 112 Instituições Públicas e Privadas de todos o país que se candidataram, foram distinguidas apenas 28 com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva,onde figura o Município de Portel.

A fragilidade do planeta numa exposição de Sebastião Salgado em Évora

Sebastião Salgado, um dos mais prestigiados fotógrafos da atualidade, traz a Évora a exposição “Génesis. Sebastião Salgado”.

Trata-se de um conjunto de 38 imagens em preto e branco, nas quais o fotógrafo brasileiro procura as origens do mundo e do planeta em que vivemos, prestando uma homenagem à sua fragilidade.

CP vende viagens para Évora e Beja abaixo dos 3 euros

A CP vai lançar uma campanha de descontos nos bilhetes dos Alfa Pendular e Intercidades entre 20 de dezembro e 15 de janeiro com 80% de desconto. Ao todo a CP vai oferecer 4620 viagens que devem, para usufruir do descontos, ser compradas com uma antecedência mínima de 10 dias em relação ao dia da viagem.

Piscinas municipais de Évora vão gastar menos 16 metros cúbicos de água por hora

As obras de requalificação das Piscinas Municipais incluem novas técnicas que irão permitir o reaproveitamento da água utilizada nos tanques de natação. Depois de recentemente terem beneficiado de obras de requalificação os balneários, a piscina coberta e os chapinheiros das crianças, é agora a ocasião para concretizar duas intervenções de fundo que irão tornar o Parque Municipal de Piscinas mais seguro, moderno, funcional, e sobretudo amigo do ambiente, segundo aquele município alentejano.

Évora inaugura exposição de fotografia sobre as alterações climáticas

PHENOMENA é o nome da Exposição de fotografia sobre alterações climáticas que inaugura no dia 12 de dezembro às 17 horas na Igreja do Salvador do Mundo em Évora.

As trinta imagens em exibição representam o olhar de fotógrafos, amadores e profissionais, que responderam ao apelo do Concurso de fotografia sobre alterações climáticas PHENOMENA, cujo propósito foi desafiar todos os cidadãos a focar a atenção sobre as mudanças ambientais em Portugal através da fotografia.

Projeto que transforma plásticos agrícolas de Alqueva vence prémio Economia Circular

O projeto PlaCarvões "De Plásticos a Carvões Ativados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", desenvolvido em consórcio liderado pela EDIA, com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, (CIMAC); a empresa Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, (GESAMB), e a Universidade de Évora, financiado pelo Fundo Ambiental, venceu o Prémio Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo, atribuído pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Fernanda Barreiros é a nova líder dos estudantes universitários de Évora

Fernanda Barreiros, estudante atual do Mestrado em Design de Comunicação na UÉ, foi eleita Presidente da AAUE, após conquistar 1385 votos, num total de 2209 votantes.

Páginas