Está aqui

Exposição de Presépios da Europa em Évora

De 07/11/2018 - 18:00 até 31/10/2019 - 22:00

Depois das exposições temporárias dedicadas ao Alentejo (2016), a África (2017) e ao Norte de Portugal (2018), mostramos desde dezembro até ao final de outubro de 2019 uma nova exposição temática, desta vez dedicada aos presépios da Europa.

O Presépio, na essência, testemunha o nascimento de Jesus em toda a sua simplicidade e dirige a todos uma mensagem de amor, alegria, humildade e esperança. O costume de recriar esta cena terá sido iniciado por São Francisco de Assis em Dezembro de 1223, numa gruta da aldeia italiana de Greccio, então divulgada por todo o mundo pelas Ordens Religiosas.

O carácter universal da história que conta, apoia-se numa tradição iconográfica forte, centrada na Sagrada Família, onde são também habituais a presença do burro e da vaca, da estrela que guiou os pastores a Belém e de anjos. Partindo deste conjunto de personagens, a que se podem juntar um sem número de outras, as peças desta exposição mostram-nos como vários países da Europa representam a Natividade. Espelham as suas identidades regionais, experiências culturais e afectivas, onde a espiritualidade se mistura com a fantasia, as cenas religiosas com as profanas.

Às particularidades do presépio provençal francês, do italiano, do famoso presépio napolitano ou dos presépios alemães de hélices, associam-se outros que tiram partido de sensibilidades mais contemporâneas, explorados nos mais diversos materiais que vão da prata ao massapão.

A colecção Canha da Silva é formada por 472 presépios de proveniência europeia, dos quais aqui se expõem 145 correspondentes a 24 países. Todos eles, do mais antigo ao mais moderno, do mais humilde ao mais prestigioso, do mais tradicional ao mais inesperado, contam a mais bela história do mundo.

A abertura da exposição contará com a presença do Grupo de Cantares de Évora que entoarão modas do seu reportório no Terraço da Galilé, com vista privilegiada sobre a cidade de Évora.

A Igreja, a Capela dos Ossos, o Núcleo Museológico e a Colecção de Presépios estão abertas todos os dias, das 9H00 às 17H00 (horário de inverno) e das 9H00 às 18H30 (horário de verão).