10 Setembro 2014      01:00

Está aqui

Universidade de Évora adota formatos abertos em documentos digitais

A Universidade de Évora, decidiu adoptar o conjunto de normas abertas definidas por lei em toda a documentação oficial da Universidade, nomeadamente em todos os documentos editáveis e não editáveis enviados por órgãos da instituição, numa decisão que diz ser pioneira entre as universidades portuguesas.

Em suma, a adoção de formatos abertos na Universidade de Évora implica o uso em documentos oficiais dos formatos ODT (Open Document Format), ODS (Open Document Spreadsheet), ODP (Open Document Presentation) e PDF (Portable Document Format). 

Na prática isto resulta que os utilizadores e instituições não fiquem reféns de soluções informáticas baseadas em formatos proprietários, permitindo maximizar a liberdade de escolha das ferramentas informáticas, promovendo-se assim a interoperabilidade dos sistemas informáticos, bem como a liberdade tecnológica dos cidadãos e organizações.

No Dec. Lei nº 36/2011 e a resolução do Conselho de Ministros 91/2012 foram estabelecidas em Portugal a necessidade de adoção de normas abertas para a informação em suporte digital na Administração Pública.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.