10 Fevereiro 2014      00:00

Está aqui

O correr dos dias | 10 fev "E o vencedor é: Marcelo!"

Marcelo é, por agora, imbatível na corrida a Belém.

Fossem quais fossem os adversários, Marcelo Rebelo de Sousa venceria se as presidenciais fossem hoje. É o que indica Sondagem CM/Aximage; Marcelo ganhava com vantagem folgada os três duelos com três potenciais candidatos da ala socialista: António Vitorino, Maria de Belém e Jaime Gama.

Se a figura de Marcelo for substituída pela de Rui Rio, também este garante uma vantagem sobre os candidatos da esquerda, embora por margens mais curtas.

Numa lista que não incluí António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa obtém 62,8% das preferências contra 37,2 por cento de António Vitorino, o melhor classificado dos nomes do PS, nesta sondagem.

Já quando se troca Marcelo por Santa Lopes acontece o inverso, perde com qualquer um dos nomes do PS.

Mais dados sobre a sondagem em:http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/2015_02_10_sondagem.html

Com incertezas de ambos os lados, António Costa disse hoje ao “ Jornal i” que, do lado do PS, o único nome riscado para concorrer a presidente da República é o seu e recordou que o PS já apoiou três candidatos vencedores: Ramalho Eanes. Mário Soares e Jorge Sampaio.

Mas na guerra entre as deputadas socialistas Ana Gomes e Isabel Moreira, a direção do PS não se mete.

As senhoras, essas, continuam a trocar acusações e argumentos nas redes sociais e blogues.

Quem também segue imparável, não nas sondagens, mas sim nos números das balanças comerciais, é a Alemanha, e em parte graças a Portugal.

Tendo as exportações lusas aumentado só 1,9% no ano passado, foi a Alemanha que mais desviou da economia portuguesa via comércio de mercadorias. Como diz o DN emhttp://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4391370&seccao=Dinheiro+Vivo&page=-1.

Alemanha que beneficia também do aumento do consumo privado em Portugal, e que, faz agravar assim o défice comercial português.

A Alemanha é, depois da Espanha, o nosso maior parceiro comercial, vendeu a Portugal, segundo dados do “Público”, em 2014, mais 12,4% que em 2013, o que representa 7269 milhões de euros.

Nos bens importados da Alemanha destacam-se os automóveis

A balança comercial entre os dois países agrava-se assim para o lado português: o défice é agora de 1645 milhões de euros.

O curioso é que se Portugal não recupera paga juros; a Alemanha ganha. Se Portugal recupera, aumenta o consumo privado, e importa da Alemanha; a Alemanha ganha. Também na economia parecem ser onze contra onze, e no final…. ganha a Alemanha.

O PSD revelou hoje que, com o pagamento antecipado ao FMI, poderá existir um reflexo na baixa de impostos, uma vez que se prevê que Portugal poupe cerca de 200 milhões de euros em juros.

Mas também Jerónimo de Sousa quer marcar a sua posição no tabuleiro político português e fê-lo acusando António Costa de estar de “braço dado” como os partidos do governo.

Depois de ter comparado o PS com o Pasok grego, Jerónimo parece estar a querer ganhar os votos mais à esquerda do PS. Mas Jerónimo também disparou ao governo, a quem acusou de "subserviência" e de ter entregue os interesses portugueses “à ganância dos mercados financeiros”.

Os fotojornalistas portugueses José Sarmento Matos e Mário Cruz estão nomeados para um concurso internacional de fotografia da Agência Magnum Photo. Os portugueses fazem parte de uma lista total de 30 selecionáveis, o que já dá direito a uma exposição no Reino Unido.

Os trabalhos estão nomeados serão ainda divulgados nos sites da Magnum Photos e do The Photography Show podendo ser votados nas redes sociais e em http://www.photographyshow.com/Content/30-Under-30/5_47/.

 

Luís Carapinha, editor