24 Janeiro 2015      18:02

Está aqui

O Cante de todos nós!

Finalmente o desejo de milhares de alentejanos e portugueses por todo o mundo realizou-se. O Cante é finalmente reconhecido como Património de todo o Mundo! Mas o Cante já tinha ganho; todas estas novas gerações de cantadores já tinham dado ao Cante aquilo que ele mais precisava: continuidade! Com ela e com o mediatismo de ser Candidato a Património Mundial veio a atenção do público em geral e da comunicação social nacional e internacional. Ainda bem, o Cante merecia e o Alentejo também.

As mensagens de apoio e de regozijo por esta distinção foram imensas e de tal modo sinceras e calorosas que quase se sentia um fraterno abraço alentejano. Os nossos leitores também se expressaram e o orgulho das nossas gentes está também presente aqui:

O Cante é a voz da nação Alentejana!” – Rui Salomé Vieira  

“Fantástico. Modas genuínas autenticas criadas e cantadas pelo povo trabalhador dos campos alentejanos. Grandes homens que depois de um dia árduo de trabalho tinham a capacidade, o engenho e arte de compor tao lindas cantigas. Grande orgulho em ser alentejano, oxalá consigamos estar á altura de tao ilustres homens e mulheres do nosso ALENTEJO.” - Joaquim Jose Alves Rebelo

“O nosso cante é único no mundo!” - Luisa Guilherme

“Ser alentejano é um estado de alma… é um privilégio” - Anysabel Cortez

“Parabéns. Merecido prémio, reconhecendo um povo lutador por todos os seus ideais e convicções. Orgulho alentejano.” -  Carlos Jorge Marmelo

Entre outras dezenas de outros comentários, que agradecemos, e que exaltam o espírito de um povo e o orgulho alentejano!

Vários municípios emitiram também comunicados felicitando o Cante e o Alentejo, como a Câmara Municipal de Barrancos, que referiu que a designação do Cante como Património Mundial era “o corolário do Trabalho e da Labuta dos Homens e das Mulheres deste nosso Alentejo que, ao logo de séculos, teimaram em preservar, divulgar e transmitir a cultura que molda a identidade Alentejana.”

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que já esta semana conseguiu também a vencer a eleição para Cidade Europeia do Vinho 2015 anunciou que alberga orgulhosamente quatro grupos corais no concelho e que já no ano passado havia inaugurado a Casa do Cante de modo a promover, exaltar e estudar o Cante. Referiu ainda, em comunicado, que há quase uma década organiza a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago. Um encontro de grupos corais que cantam pelas ruas da vila medieval de Monsaraz e que termina com uma gala de exaltação do Cante Alentejano.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, referiu que “durante o próximo ano, Reguengos de Monsaraz vai ser a Cidade Europeia do Vinho, pelo que o Cante Alentejano será integrado nas iniciativas e divulgado junto de todos os participantes nacionais e estrangeiros. Vão ser colocadas faixas comemorativas da classificação desta arte pela UNESCO nos Paços do Município e nas freguesias do concelho, uma forma da autarquia felicitar todos os grupos corais, em especial os do concelho de Reguengos de Monsaraz e todos os seus cantadores que continuam a divulgar a nossa cultura pelo mundo”.

Muitas foram as autarquias alentejanas que divulgaram, apoiaram e promoveram o Cante, quer pelo apoio a galas e atuações, pela exibição do filme “Alentejo, Alentejo”.

Relembramos que o Tribuna noticiou alguns destes acontecimentos como a inauguração da “O Centro do Cante e do Saber de Viana do Alentejo” e que visou também ajudar a promover e divulgar o cante alentejano e o envelhecimento ativo e que alberga diversos grupos corais da vila. Também mais a sul o Tribuna divulgou a atuação dos oito grupos do concelho de Aljustrel, uma terra intimamente ligado ao Cante Alentejano e onde surgiu em 1926 o Grupo Coral dos Trabalhadores da Indústria Mineira, considerado o primeiro grupo coral organizado em Portugal.

Entre muitas outras atividades ligadas ao Cante, que, a passos lentos, como ele próprio, lá marcou o seu caminho

O Tribuna orgulha-se de ter feito o que pôde para promovê-lo e ao longo desta quimera, além dos destaques já referidos, criámos ainda uma série de postais com letras de modas ao fim-de-semana.

O Cante terá sempre no Tribuna a sua casa e a porta aberta para chegar ao mundo!

Parabéns a todos os que promoveram o Cante! Viva o Alentejo!

 

Foto da Junta de Freguesia de Pias; Grupo Coral "Camponeses de Pias"