21 Outubro 2014      01:00

Está aqui

Igualdade?!? Ou talvez não!

Falar sobre a temática da igualdade não é fácil. É daqueles temas em que tod@s tem uma opinião, mais ou menos vincada sobre o mesmo. Eu própria tenho a minha, normalmente pacata e demarcada da ideia de ser uma acérrima feminista! Não sou!

Sou pela igualdade de oportunidades, pois tod@s merecemos a oportunidade de alguma coisa. Podemos falar de igualdade na sociedade, onde continua a ser muito comum, por exemplo identificar-se a esposa de alguém, como “é a mulher do não sei quantos”. Não terá a senhora um nome?? Mas isto é discriminatório?? Do meu ponto de vista não! Talvez seja apenas uma forma inocente de identificar a pessoa em causa. As mulheres hoje em dia bebem e fumam como os homens, ou mais! Eu também o faço, e então? O que é socialmente aceite evoluiu bastante quanto à igualdade entre homens e mulheres.

Se me perguntarem se quero ser igual a um homem, respondo na hora: NÃO! Porque havia de querer ser igual a um homem?? Somos fisionomicamente diferentes, temos necessidades orgânicas diferentes, somos de um género diferente. Vivemos na mesma sociedade, sim! E então? Qual é a mulher que não gosta de uma cortesia? Está bem, não é preciso tirar o chapéu, já não estamos em 1890!

No entanto, a ideia de que as mulheres ficam em casa a tratar dos filhos já lá vai, pois com a crise e tudo o resto não dá para se viver do ar e só um a trabalhar para sustentar a família! Isso era muito bonito, quando se tinham 10 filhos, hoje em dia, nem 1… As mulheres trabalham, os homens trabalham! Tem havido progresso ao nível da formação académica das mulheres, que hoje em dia, em Portugal é superior em número de mulheres licenciadas (507 mil em 2005) do que o número de homens licenciados (341 mil em 2005), segundo dados do INE. No entanto o número de chegada de mulheres a cargos de chefia é bastante inferior. Talvez a vida familiar continue a ser um entrave neste ponto!

Mas também a vida familiar mudou, e é obrigatório quando falamos de igualdade, falar de divisão de tarefas. Acho muito bem que exista! Hoje lavas tu a loiça, eu lavo amanhã! Não caí com certeza nenhum “bracinho” a ninguém e facilita muito a vida de família, se tod@s colaborarem! É de pequenos detalhes que se faz uma vida familiar saudável!

No entanto, para mim igualdade passa pela igualdade de oportunidades, principalmente a nível profissional. As profissões podem ser tendenciosas é um facto, no entanto há que dar a oportunidade de desempenhar determinada função. Só após a tentativa se poderão tirar conclusões! A igualdade tem que ser baseada no respeito, nas competências, na experiência, caso contrário não existe em nível nenhum!

Em suma, igualdade… SIM (de oportunidades) e NÃO (gosto de receber flores)!