26 Setembro 2014      01:00

Está aqui

Francisco Galope apresenta a história do herói-soldado Milhões

Francisco Galope, apresenta hoje em Aljustrel pelas 18:30 na Biblioteca Municipal o seu livro “O Herói Português da I Guerra Mundial”, sessão inserida no âmbito dos “Encontro com a escrita” que a Biblioteca  Municipal tem vindo a organizar nos últimos anos.

Nascido em 1965, em Aljustrel, Francisco Galope começou a apaixonar-se pelo jornalismo em 1989. Depois do jornal Correio da Manhã, passou por várias redações, entre as quais a agência Lusa. Atualmente é redator principal na revista Visão, onde trabalha desde 1999, e colabora regularmente na Visão-História.

Foi nesta publicação que escreveu um artigo sobre a coragem do soldado Milhões durante a Batalha de La Lys (Flandres - Bélgica), originando o livro que agora vem apresentar à sua terra natal.

Recorrendo a arquivos, jornais da época e entrevistas com familiares do próprio militar, o jornalista Francisco Galope investigou a história de Aníbal Augusto Milhais (1895-1970), um soldado transmontano que de anónimo nas trincheiras passou a lenda nacional quando contrariando as ordens de um oficial ficou a cobrir a retirada dos seus camaradas portugueses e britânicos. Acompanhado de uma metralhadora ligeira Lewis, a sua Luisinha, foi assim protagonista de um ato de bravura reconhecido. A sua desobediência fez dele um herói e valeu-lhe várias medalhas, entre elas a Ordem de Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, tendo sido igualmente o único soldado raso a receber, em França, a mais alta condecoração.

Neste livro, o autor interroga-se sobre o que levou este soldado, que partiu de Portugal muito jovem combater na Flandres (Bélgica) como «carne para canhão», arriscar a vida para salvar os seus companheiros, numa guerra que matou milhões de pessoas. Durante anos, o soldado Milhões (numa alusão ao seu valor) será aclamado como um herói nacional e usado pela propaganda dos poderes do seu tempo quando for necessário exaltar as virtudes da nação e da «raça».

Francisco Galope conta a história deste homem simples, numa narrativa repleta de pormenores e de dados curiosos, que se lê como se de um romance histórico se tratasse.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.