10 Fevereiro 2015      00:00

Está aqui

Dia da Internet Mais Segura

Sessões de sensibilização especialmente direcionadas para seniores e para os alunos em idade escolar mais precoce. São estas as principais atividades que irão decorrer no Alentejo hoje, no âmbito dum desafio lançado pelo Centro de Internet Segura que este ano tem o mote “Juntos vamos criar uma Internet melhor” para assinalar o dia da Internet Mais Segura.

O Dia da Internet Mais Segura comemora-se a 10 de Fevereiro e é um evento organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e em Portugal pelo Centro Internet Segura, coordenado pela FCT- Fundação Para a Ciência e Tecnologia e que envolve a Direcção Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.

O Clube Volei de Évora/Évorajovem foi uma das organizações que decidiram aceitar o desafio do Centro de Internet Segura e organizará hoje à tarde uma sessão de sensibilização a cargo da professora Eunice Palama para os alunos da Universidade Sénior de Évora, afim de assinalar a efeméride.

Esta sessão será inserida no âmbito do Projecto CoNTE – Competências em Novas Tecnologias que o Clube está a desenvolver, cujos objectivos gerais são promover o bem estar, a integração e a qualidade de vida dos seniores através do contacto com as novas tecnologias. Para tal este projeto intergeracional e que conta com o apoio do IPDJ dinamiza aulas de informática para combater o isolamento e solidão da população sénior e ainda compreender os conceitos fundamentais relacionados com a utilização dos computadores.

Outras instituições que decidiram também aderir ao projeto do Centro de Internet Segura e dedicaram o dia à sensibilização dos seniores são a Câmara Municipal de Nisa com o Nisa Seniores. NET a decorrer na biblioteca municipal e a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo com a ação de sensibilização para avós e netos integrada no projeto @vós.net.

A biblioteca municipal de Aljustrel recebe também uma ação de sensibilização para o público senior, e a Câmara Municipal de Moura irá distribuir folhetos aos utentes sobre o tema da Internet segura às turmas de informática da universidade sénior.

Já o Município de Sousel, a Monte – ACE, o IPDJ e o Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja decidiram dedicar a efeméride à sensibilização junto dos mais novos.

Ponte de Sor apesar de não constar na base de atividades do Centro de Internet Segura, terá a semana ocupada em sessões nas escolas do Concelho, sessões essas que começaram ontem. “Qual o impacto do uso da internet e das novas tecnologias no desenvolvimento das crianças e jovens? Com que idade os deixa navegar sozinhos na internet? Qual é o seu nível de alerta para os perigos do uso das novas tecnologias?” são perguntas a que as sessões pretendem responder. As sessões abertas ao público e de participação gratuita.

 

Conheça aqui a lista de todas as atividades a decorrerem no país inscritas no Centro de Internet Segura.

Cartaz_Internet_segura_jpeg.jpg

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.