26 Outubro 2014      01:00

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Como fazer um discurso memorável

Eis sete regras que Bill Murphy Jr.* estabelece para que na hora da verdade não cometa os erros habituais. Com algumas sugestões e exemplos nossos.

1.Encurtar ao máximo

Não cair na tentação de dizer tudo o que tem a dizer sobre o assunto mas focar-se num máximo de três ideias centrais. Se o seu breve discurso for maior do que este texto que está a ler, então já é demasiado longo.

2.Planear e ensaiar

Convidado a uma semana do evento para discursar ou empurrado em cima do momento, prepare-se sempre planeando o que pode vir a dizer, escrevendo e reescrevendo as vezes que for preciso e ensaie bem o discurso em frente de familiares ou amigos. Não pense que porque se trata de um pequeno discurso deve merecer menos preparação. Não esqueça as palavras sábias de Vieira de Almeida: o simples não é o fácil. Se foi apanhado de surpresa aproveite os 30 segundos enquanto o animador tenta obter a atenção de todos e o apresenta para definir as suas três ideias chave. E prepare  e memorize sempre uma última frase memorável com que encerrará o discurso.

3.Cortar, cortar, cortar

Em toda a história da humanidade nunca se ouviu dizer: “Gostava que aquele discurso tivesse sido mais longo.” Por isso respeite sempre o tempo curto que lhe dão e não enrole. Um truque para se controlar é o de pegar no tempo que lhe atribuem e retirar-lhe uns 20%. Lembre-se que para um tipo destes de discurso ao fim do terceiro minuto já poucos o estão a ouvir e a partir daí uma grande maioria deseja que se cale porque é como se lhes estivesse a interromper a festa.

4.Balize o seu discurso

Se tem cinco minutos para a sua intervenção então balize-a da seguinte maneira: o primeiro minuto para a introdução, o três minutos seguintes para cada uma das três ideias, o quarto minuto para uma recapitulação das três ideias e o último minuto para a conclusão. À medida que o discurso vai evoluindo use expressões como: “este foi o primeiro ponto. Agora quero falar-vos do segundo dos três pontos que tenho para partilhar convosco…”. Isto fará a plateia sentir que não está perdida na sua intervenção e manterá concentradas as atenções.

5.Mostre em vez de simplesmente contar

Em discursos curtos é vantajoso ter sempre algo de físico para mostrar à plateia enquanto conta a sua história. Por exemplo e se se trata de um encontro de negócios ou uma comemoração empresarial ou política enquanto fala retire a caneta do bolso e explique que uns dias antes aquela mesma caneta tinha feito história ao assinar um grande contrato ou um acordo importante. Ou por exemplo pegue na sua chávena ou taça e, erguendo-a, proponha um brinde. É um lugar comum mas associado a uma intervenção interessante será memorável.

6.Faça do discurso algo pessoal

Se vai intervir para uma plateia esta é uma boa oportunidade para se ligar a um nível pessoal com a audiência. Se comemoram algo, não esconda as suas emoções como a sua alegria ou o seu orgulho e que justifica a comemoração. Se tiver algo triste ou doloroso para partilhar, faça com que as suas expressões estejam ligadas ao que está a contar. Por exemplo:” não imaginam o orgulho que sinto por fazer parte desta grandiosa equipa” ou “ não posso dizer-vos ainda como vamos conseguir ultrapassar este desafio mas garanto-vos que havemos de encontrar uma solução” .

7.Faça com que todos o ouçam

Toda a preparação, organização e emoções não servirão de nada se não for capaz de se fazer ouvir. Se existe um bom equipamento de áudio, use-o. Se não, pelo menos comece por perguntar se na sala todos o ouve bem. Se perceber que ao fundo da sala um ou outro grupo terão dificuldade em o ouvir considere deslocar-se para o meio para uma maior cobertura da sala. Não esqueça, projete a voz e se antecipar que não tem uma solução, encurte o discurso e pense numa solução posterior para fazer chegar a mensagem aos que não a conseguiram ouvir bem, nem que isso implique dirigir-se mais tarde a estas mesas e conversar com as pessoas.

 

Foto: Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz

*Jornalista e Empresário de Washington, autor de “Breakthrough Entrepreneurship” e “In a time of war”, entre outros e colaborador do Jornal Business Insider.