23 Dezembro 2014      00:00

Está aqui

Comando Distrital de Operações de Socorro intervém em Reguengos de Monsaraz (Évora)

Um forte abalo sísmico com epicentro a 16 quilómetros a oeste de Évora de magnitude 6.2 a 6.9 na escala de Richter, provocou centenas de mortos e de desalojados, danificou a rede elétrica, destruiu habitações e afetou unidades de saúde, pontes e viadutos.

Mas não se assuste pois este foi apenas o cenário escolhido para um exercício do CDOS - Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora no passado dia 19 de dezembro em Reguengos de Monsaraz (Évora). Este exercício da modalidade CPX (Command Post Exercise), tinha a finalidade de treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil, em situação de sismo.

No exercício participaram o Serviço Municipal de Proteção Civil de Reguengos de Monsaraz e as entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil.

No simulacro a Comissão Municipal de Proteção Civil, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, José Calixto, ativou o Plano Municipal de Emergência e assegurou a coordenação e gestão das operações de proteção civil. No terreno estariam 75 operacionais de várias entidades, quatro binómios, 24 veículos e cinco máquinas diversas.

O exercício permitiu ainda analisar e resolver outros cenários, como por exemplo a ocorrência de distúrbios junto às superfícies comerciais e postos de abastecimento de combustível. Estas situações levaram a um reforço de segurança para evitar pilhagens. No exercício houve ainda outras situações a resolver como por exemplo um caso dum camião cisterna que capotou na estrada e estava a verter o conteúdo para o lago Alqueva.

O Comandante Distrital da Proteção Civil de Évora, José Ribeiro, afirmou que “o exercício permitiu treinar a resposta do sistema de proteção civil perante situações de exceção, bem como exercitar os procedimentos de ação e as missões definidas no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Destaca-se neste âmbito a participação empenhada e cooperante de todas as entidades, o que permitiu dar uma resposta atempada, competente e adequada às várias solicitações.

Foto de http://www.exteriores.gob.es/