13 Março 2015      03:12

Está aqui

Carmim e Horta da Moura lança Azeite Milenar "2450" anos

A Horta da Moura e a CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz vão apresentar sábado, 14 de março o Azeite Milenar, denominado “2450 anos”, proveniente de oliveiras milenares.

A apresentação decorre pelas 20h, no restaurante Feitiço da Moura, na unidade de turismo Horta da Moura e está integrado na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015.

Durante a apresentação vão atuar Pedro Mestre e a sua viola campaniça e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

O azeite “2450 anos”, extra virgem, é obtido a partir de azeitonas provenientes de oliveiras milenares selecionadas, nas quais são usados esmerados cuidados culturais e apanha manual.  

É um azeite delicado e de superior qualidade, com um aroma suave e fresco a amêndoa, característica própria da variedade “Galega” em ótimo estado de maturação. Possui uma cor amarelo esverdeado.

Na Horta da Moura existem sete oliveiras milenares e uma está certificada como a segunda árvore mais antiga de Portugal, com 2450 anos de idade. Esta oliveira tem um perímetro médio ao nível do peito de 831 cm, um perímetro médio da base de 862 cm e uma altura do tronco de 122 cm. A mais antiga de Portugal está situada em Santa Iria de Azoia, concelho de Loures com 2850 anos.

A avaliação da sua idade, com uma margem de erro de dois por cento, teve por base um estudo com dados recolhidos na região do Alentejo, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Laboratório de Produtos Florestais e da Unidade de Modelação do Departamento Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A_2ª_oliveira_mais_antiga_de_Portugal_certificada_pela_UTAD_1.JPG

2ª Oliveira Mais Antiga de Portugal