6 Maio 2014      01:00

Está aqui

Califórnia recupera sonho de Arnold Schwarzenegger

Faz este ano dez anos que o então governador do Estado da Califórnia Arnold Schwarzenegger inaugurou a primeira estação de abastecimento de hidrogénio no aeroporto internacional de Los Angeles, utilizando na altura um Hummer. Disse ainda na altura que a inauguração dessa estação era um início modesto, mas que os carros a hidrogénio auguravam a promessa de uma revolução. O plano era construir cem estações de hidrogénio no Estado, sendo o sonho do Governador construir uma linha que iria desde a fronteira a norte com o Oregon ao sul com o México. Contudo veio a crise e o projeto não avançou. 

Mas o sonho está prestes a regressar pois a The California Energy Commission (Comissão de Energia da Califórnia) atribuiu no início do mês de Maio um subsídio de quase 50 milhões de dólares a oito companhias para a construção de 28 estações de combustível de hidrogénio que se juntarão às nove já existentes e às dezassete já em construção. Prevê-se que estas 54 estações estejam prontas na data estratégica de novembro de 2015, de modo a coincidir com o lançamento previsto pela Honda e pela Toyota de carros a hidrogénio naquele Estado Norte Americano.

 Para o jornalista especialista em ambiente e tecnologia Todd Woody, o fato deste combustível ser praticamente inesgotável, permite que qualquer nação que invista no mesmo se torne na “Arábia Saudita do Hidrogénio”.

Este impulso irá acelerar a indústria automóvel que utiliza esta tecnologia, visto terem estado até agora relutantes em investir em veículos que custarão entre 50 000 e 100 000 dólares, sem uma rede de abastecimento aos mesmos. Em 2012 um relatório da California Fuel Cell Partnership determinou que o número de estações que tornaria este carro comercialmente viável seria de 68.

Nesta matéria Portugal foi País qu ejá deu cartas com o Mobi.e, um projeto semelhante embora utilizando o carro elétrico, implementado pelo anterior Governo de José Sócrates e votado ao abandono pelo atual executivo.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.