23 Dezembro 2014      00:00

Está aqui

Audições

Caros leitores,

hoje gostaria de vos dar a ideia do que é um concurso para ser músico numa orquestra. O site https://www.musicalchairs.info/ é o maior site sobre audições para orquestra. Quase todas as orquestras da América do Norte, Europa (à excepção da Alemanha e Áustria) e as orquestras mais importantes da Oceânia e Ásia publicam aqui as suas audições sendo estas de cariz internacional à excepção por vezes do Canadá, Nova Zelândia e Austrália que abrem primeiro concurso nacional e só se este não preencher a vaga o tornam a abrir internacionalmente. Concursos internacionais trazem um número de candidatos grande para preencher uma vaga. É normal que se tenham cem inscrições para uma audição, mas isto é variável consoante a vaga de que se trata.

Estas representam também um enorme investimento financeiro dos concorrentes pois normalmente há que pagar viagens, hotel e alimentação por dois, três dias. Esta despesa enorme é feita para na maior parte das vezes apenas se realizar uma prova em que se toca cinco minutos.

Passo agora a explicar o que é a audição em si. Normalmente é composta por três rondas (nas duas primeiras o júri está por detrás de uma cortina para não saber quem são os concorrentes e a final é sem cortina) em que cada uma tem um programa para o concorrente executar já previamente definido. Se se apresentarem cem concorrentes e cada um tocar três minutos dá um total de cinco horas de duração da primeira ronda, e, é por esta razão que há orquestras que fazem uma pré-selecção curricular ou/e por intermédio de uma gravação áudio. A primeira ronda serve exclusivamente para “limpar”o concurso, ou seja, qualquer concorrente que tenha a mais pequena falha estará fora. O número de concorrentes que transita para a segunda ronda usualmente não está definido pois passam os que tiverem um número de votos pré-definido (normalmente passam entre 6 a 14) passando-se o mesmo no que respeita à transição para a última eliminatória (normalmente feita com 1 a 6 concorrentes). 

Este tipo de provas provocam um enorme stress nos concorrentes porque são bastante curtas (não dando margem de manobra para recuperar erros) que definem o futuro profissional dos envolvidos e também porque o concorrente investe muito dinheiro e tempo nestas (não só o que járeferi anteriormente em relação às despesas para se apresentar no local da prova mas também um investimento feito em material como reparação de instrumentos, palhetas, cordas, entre outras coisas tendo em vista um melhor desempenho ao nível da performance).

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.