9 Junho 2014      01:00

Está aqui

Alma Lusitana

Já Luis de Camões e Eça de Queiroz falavam em alma lusitana, dando significado ao facto de que ser português não se explica, sente-se.

Sendo o Portugal da actualidade isento de progresso ou encontrando-se numa situação de descrédito perante a sociedade nacional e internacional, sendo as palavras de ordem regressão e crise, a maioria dos portugueses têm em si o verdadeiro espirito lusitano ou reformulando continua a ter em si o verdadeiro espirito lusitano.

O espirito lusitano é nato, sente-se. Ser português é um orgulho, apesar das contrariedades impostas por uma sociedade sem escrúpulos, que nos obriga a nós, portugueses, a estarmos zangados com nós próprios.

Mas quem não tem orgulho em ser português?? Os vinhos, a cortiça, o Fado, o pastel de nata, o café, o património, a gastronomia,a natureza verde do norte, os campos brutos do sul, a língua portuguesa com a sua beleza audível, a quinta língua mais falada no mundo, em lugares longínquosonde fomos grandes descobridores e colonizadores. Vivemos numa cultura de uma riqueza inigualável estando timidamente à beira-mar plantados, num misto entre ameno e tropical.

O povo português é amigável, simpático, acolhedor, disponível e todos os visitantes se sentem em Portugal como em casa, mas nunca saberão exactamente o que é a saudade, pois apensas um português compreende a imensidão de tão singela palavra, com significado tão forte e profundo, expressado de forma tão nobre.

Afinal do que nos queixamos nós? Daquilo que a sociedade nos impõe? Das dificuldades financeiras? Das trapalhadas políticas? Ainda apesar de tudo somos dos povos mais felizes da Europa.

Serei sempre portuguesa… com orgulho!