16 Março 2017      14:09

Está aqui

ZORRINHO DEFENDE VOTO ELETRÓNICO PARA COMBATER ABSTENÇÃO

Num debate sobre o relatório de iniciativa relativo à democracia eletrónica ontem em Estrasburgo, o eurodeputado Carlos Zorrinho defendeu que o voto eletrónico presencial pode ajudar a robustecer a democracia representativa.

Perante os perigos da abstenção nas democracias representativas e com a acelerada adoção das novas tecnologias de informação e comunicação, o eurodeputado socialista considera que é preciso "facilitar a participação dos cidadãos na vida cívica e política” e que "a tecnologia deve ser usada para os fortalecer”.

“Qualificar os cidadãos para a sociedade digital é decisivo para evitar uma dupla exclusão na participação política ativa”, considerou o eurodeputado, que seguidamente defendeu a promoção do “acesso a informação e fiável” como sendo “condição de equidade determinante para a formação da opinião e a livre expressão das escolhas”.

“Instalar sistemas de votação presencial que tenham em conta a mobilidade na sociedade de hoje, permitindo a votação eletrónica segura no local mais conveniente para o eleitor é uma forma de reduzir a abstenção nas eleições e tornar mais robusto o sistema representativo”, concluiu o eurodeputado.

Imagem de capa da sciencemag.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.