31 Janeiro 2019      08:54

Está aqui

Zorrinho defende a nova regulamentação do domínio .eu

O Eurodeputado eborense Carlos Zorrinho defende a nova regulamentação do domínio .eu como pilar duma identidade digital europeia em consolidação

“Para poder consolidar os seus valores partilhados e torná-los estruturantes no desenvolvimento da nova sociedade digital, a União Europeia precisa de desenvolver a sua identidade digital em torno dos pilares da prioridade às pessoas e às suas necessidades, da equidade no acesso aos equipamentos e serviços e do respeito pela privacidade e pelo uso transparente dos dados”, sustentou o Eurodeputado Carlos Zorrinho ao intervir no ponto da ordem de trabalhos relativo à Regulação da Implementação e Funcionamento do Domínio .eu .

Após sublinhar a importância da nova regulamentação do Domínio .eu, Zorrinho considerou que “a disseminação de um domínio seguro, mais flexível, alinhado com as regras europeias e acessível aos cidadãos é muito importante”, mas, em seu entender “temos que ousar ir mais além”.

De acordo com o Eurodeputado socialista, “o reforço de uma rede de acesso e partilha de serviços com autenticação única, tal como prevista por exemplo na iniciativa WIFI4EU abre uma linha de diferenciação da abordagem europeia à sociedade digital, tornando a sua economia mais competitiva, os seus centros de conhecimento mais robustos, os seus serviços públicos mais próximos dos cidadãos e as suas pessoas mais conectadas com as oportunidades criadas pelo desenvolvimento tecnológico”.

Ao intervir ontem na Mini-Sessão plenária de janeiro em Bruxelas, Carlos Zorrinho evidenciou alguns dos aspetos estruturantes do regulamento em apreciação, desde logo, a manutenção da “gestão do domínio por uma organização não lucrativa”, depois a promoção da “identidade digital europeia, os seus valores e o mercado interno”, seguido da possibilidade dos cidadãos se registarem “independentemente do seu lugar de residência”, e ainda o acesso do “registo de empresas a companhias situadas na União Europeia e no espaço económico europeu”, registo esse que pode ser efetuado “em todas as línguas e alfabetos”. Finalmente, realçou também a criação de “regras claras para a gestão do domínio pelos utilizadores e para a prevenção de usos inadequados”.

Em síntese, de acordo com o Eurodeputado socialista, “o Domínio .eu faz parte do nosso património digital e da nossa identidade digital. É preciso ousar defende-lo e reforçá-lo”.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.