11 Março 2022      08:40

Está aqui

Volta ao Alentejo em bicicleta volta a incluir Elvas após 17 anos

A 39.ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta vai regressar à região, entre 16 e 20 de março, “data em que tradicionalmente é realizada, coincidindo com o início da estação florida”, avança a organização.

A mesma fonte refere ainda que a partida se faz de Vendas Novas, no dia 16, com chegada a Évora no dia 20, num percurso de 724 quilómetros. A organização anuncia também a inclusão de Elvas no percurso, destacando que “há 17 anos que a cidade fortificada não fazia parte do itinerário da prova”.

O evento, organizado pela CIMAC – Comunidade do Alentejo Central e Podium Events, vai contar com a participação de 19 equipas e com o regresso das bonificações de tempo nas etapas em linha. Assim, de acordo com a organização, “em cada chegada são atribuídos respetivamente 10”, 6” e 4” segundos de bonificação aos três primeiros classificados, o que vai motivar ainda mais os candidatos para entrarem na discussão das primeiras posições”.

A partida está marcada para as 11:30, sendo que esta etapa inaugural com 176,7 quilómetros vai levar a prova para o Litoral Alentejano, terminando em Sines por volta das 16:00.

No segundo dia, novamente às 11:30, a caravana parte de Beja para o dia mais longo. Até Portel serão 187,7 quilómetros que deverão estar concluídos pouco depois das 16:00.

Já no dia 18, a corrida partirá da cidade raiana de Elvas. Os quase 180 quilómetros vão terminar no norte alentejano, regressando Ponte de Sor a um final de etapa.

No sábado, dia 19, realiza-se a tradicional prova de contrarrelógio em Castelo de Vide. “Os curtos, intensos e explosivos 8,4 quilómetros na serra sobranceira à vila têm ajudado sempre a definir o homem que no final enverga o símbolo maior, este ano representado na Camisola Amarela Delta Cafés”, adianta a organização.

Por fim, no dia 20, o vencedor da “Alentejana” é coroado, com a derradeira etapa com 171,9 quilómetros a começar em Castelo de Vide e a seguir em direção a Évora. Termina assim a 39.ª Volta ao Alentejo, com os vencedores a fazer a festa na praça do Giraldo, no centro da cidade Património Mundial.

 

Fotografia de podi1.com