O Ministério da Saúde confirmou a nomeação de Vítor Fialho no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).
Em comunicado, o gabinete do ministro Manuel Pizarro refere que “o hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) inicia o ano de 2023 com a nomeação de novo conselho de administração” e remete um despacho do Governo que nomeia, “com efeitos a 02 de janeiro [segunda-feira]”, os órgãos dirigentes do HESE.
No hospital de Évora, acompanham Vítor Fialho, Maria Luísa Rebocho (diretora clínica), José Chora (enfermeiro diretor) e António Martins Guerreiro e Maria do Céu Canhão (vogais executivos).
Vítor Fialho é licenciado em engenharia mecânica e especializado em Administração Hospitalar. O Ministério da Saúde destaca que Fialho acompanha, desde 2009, em diferentes responsabilidades, a construção do Novo Hospital Central do Alentejo.
O novo conselho de administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos.
A tutela salvaguarda que o diretor executivo do SNS “foi ouvido no processo” e adianta que “está em curso a tramitação legal para as restantes nomeações de conselhos de administração das unidades hospitalares do SNS que cessaram mandato, nomeadamente das que viram as suas nomeações prorrogadas no contexto da resposta à pandemia”.
“O Ministério da Saúde reconhece publicamente o trabalho das equipas que agora cessam funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do SNS ao longo de 2023”, termina a nota.
Fotografia de jn.pt