15 Junho 2022      10:13

Está aqui

Viola campaniça e Cante Alentejano juntam-se em Serpa

A propósito do Encontro de Culturas de Serpa, a colaboração entre a viola campaniça de “O Gajo” e o grupo de cante alentejano “As Papoilas do Enxoé” é apresentada hoje, quarta-feira, em Vale de Vargo.

De acordo com a Lusa, o espetáculo, de apresentação única, tem início às 19:30, no âmbito da programação da XIX edição do Encontro de Culturas, que está a decorrer no concelho de Serpa.

Este é um trabalho desenvolvido a partir do início da pandemia de covid-19 entre “O Gajo” e o grupo feminino de cante alentejano “As Papoilas do Enxoé”, de Vale de Vargo.

“Quando todos os ranchos paravam e se desmobilizavam, era importante não baixar os braços e criar formas de manter a atividade e a criatividade”, pelo que João Morais, quando desafiado para esta colaboração, considerou que “não avançar não era uma hipótese”.

O projeto “O Gajo” foi iniciado em 2016 e tem “a viola campaniça como protagonista”, numa “abordagem musical ao instrumento e respetivas potencialidades essencialmente contemporânea e urbana”.

Já “As Papoilas do Enxoé”, atualmente com 18 elementos, “têm 17 anos de existência na recolha e preservação do cante alentejano”, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde 2014.

Assim, estes “dois universos uniram-se em Serpa”, originando “um resultado único de sonoridades entre o popular e a modernidade”, segundo a assessoria de João Morais, que considerou que este foi “um grande desafio”.

“Nunca quis comprometer o formato de um cantar ancestral ou de alguma forma distorcer a sua essência. Queria que se sentisse a presença da minha abordagem mais atual e que isso pudesse enaltecer as vozes”, sublinhou “O Gajo”, citado no comunicado.

Segundo o músico, este foi um trabalho “feito com pinças e, acima de tudo, com muito respeito pelo património imaterial que é o cante alentejano”.

O projeto contou ainda com a colaboração dos músicos Carlos Barretto (contrabaixo) e José Salgueiro (percussão), que trabalharam na gravação de um disco do projeto nas sessões de estúdio no Musibéria, em Serpa.

Note-se que a XIX edição do Encontro de Culturas, em Serpa, promovido pela câmara municipal, arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo, com diversos concertos e oficinas.

 

Fotografia de glam-magazine.pt