Cerca de 150 vinhos do Alentejo vão estar em prova na iniciativa “Vinhos do Alentejo no Porto”, em novembro, para dar a conhecer na zona norte “novas colheitas e referências” da região alentejana.
Segundo a agência Lusa, esta iniciativa, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), vai realizar-se pela primeira vez no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, entre os dias 4 e 5 de novembro.
A CVRA indicou que o evento vai contar com a participação de “cerca de 150 vinhos e 23 produtores e enólogos da região” do Alentejo, estimando a presença de “mais de 1 500 amantes e curiosos” desta bebida.
“A CVRA pretende dar a conhecer novas colheitas e referências a norte, proporcionando um bom momento de convívio e aprendizagem aos mais de 1 500 visitantes estimados”, adiantou.
Segundo a mesma fonte, o evento vai ter as portas abertas, no dia 4, entre as 17:00 e as 21:30, enquanto, no dia 5, a iniciativa abre às 15:00 e termina às 21:00.
No “Vinhos do Alentejo no Porto”, com entrada paga, será atribuído a cada visitante um copo reutilizável, que permitirá aceder às provas dos diferentes vinhos, castas e aromas dos produtores presentes.
Note-se que a CVRA foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia.