1 Agosto 2022      10:44

Está aqui

Vinhos da Costa Alentejana enriquecem na Mina do Lousal

A Herdade Canal Caveira, a Herdade da Barrosinha, a Serenada e o Monte da Carochinha da APVCA – Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana colocaram em estágio, no passado dia 22 de julho, alguns dos seus melhores vinhos, todos eles certificados como Vinhos Regionais da Península de Setúbal, na Mina do Lousal, no concelho de Grândola.

De acordo com o jornal Correio da Manhã, a iniciativa decorreu no âmbito do projeto “Vinho da Mina”, lançado em parceria com o Centro da Ciência Viva do Lousal. Assim, estes vinhos vão estar no interior da Galeria Waldemar, mais concretamente no Paiol 3, durante uma permanência mínima de 12 meses.

Note-se que as profundezas do subsolo apresentam condições únicas e magníficas para o estágio, nomeadamente a ausência de luz e uma estabilidade de humidade e temperatura (cerca de 15 e 18º C durante todo o ano).

Comparativamente aos vinhos que não estagiaram na mina, os vinhos apresentaram-se muito elegantes na prova, com aromas mais finos, descobrindo-se sabores mais complexos e uma maior capacidade de envelhecimento.

Estes vinhos estarão posteriormente à venda nas lojas dos produtores que integram este projeto.

A parceria entre a APVCA e o Centro de Ciência Viva do Lousal surge a propósito da história da Galeria Waldemar, uma antiga galeria subterrânea da Mina do Lousal, que se cruza com a memória de Waldemar Augusto de Albuquerque d’Orey (1866 – 1950), antigo proprietário.

O Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, de braço dado com a Câmara Municipal de Grândola, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e várias outras entidades, reabilitou e abriu ao público a Galeria Waldemar, em 2015, tornando-a num caso exemplar de sucesso, internacionalmente aclamado, de reabilitação social, económica, ambiental e cultural desta antiga aldeia mineira.

Segundo os promotores, trata-se de uma iniciativa que assume uma perspetiva de educação para a Ciência e a cidadania, atende às melhores práticas ambientais e cultiva elevadas preocupações éticas e inclusivas.

Neste sentido, o objetivo do projeto “Vinho da Mina” é o estágio dos vinhos locais nesta histórica galeria do concelho de Grândola, com a consequente divulgação e dinamização destes produtos endógenos da Costa Alentejana.

 

Fotografia de patrimonigeominer.eu