27 Maio 2016      15:00

Está aqui

VILA VIÇOSA SERÁ PATRIMÓNIO MUNDIAL

Todos nós queremos ver o património material, imaterial e natural do Alentejo protegido e preservado, procurando o seu reconhecimento nacional e internacionalmente. É com essa ambição que, recentemente, a candidatura de Vila Viçosa, “Paisagem Urbana, Arquitetónica, Histórica e Cultural”, ficou inscrita na Lista Indicativa de Portugal, da UNESCO. O que significa um passo em frente no caminho da classificação como Património Mundial.
 
Embora este processo tenha sido iniciado em meados da década de 1990, o primeiro documento de inclusão de Vila Viçosa na Lista Indicativa dos Bens Portugueses a Património Mundial apenas foi apresentado em 2004 e reformulado posteriormente, em 2008, junto da Comissão Nacional da UNESCO. Interrompido entre 2009 e 2013, voltaria a ser encaminhado pelo atual executivo, em cooperação com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa, com o contributo dos especialistas Flávio Lopes e Monterroso Teixeira.
 
Procurando uma visão mais ampla e dinâmica do património, como paisagens culturais, itinerários culturais ou candidaturas em série, de tipo transnacional, sem esquecer os níveis de exigência e os novos critérios de representação à escala continental, a candidatura passou então a ser denominada “Paisagem Urbana, Arquitetónica, Histórica e Cultural”, tendo sido entregue à Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Embaixadora Ana Martinho, no passado dia 29 de janeiro de 2015.

Imagem © João M. Pereirnha.