Guida Espanadeira é uma mulher de mobilidade reduzida de Viana do Alentejo e que desde maio se encontra retida em casa porque a sua cadeira de rodas necessita de uma reparação avultada.
Impedida de se deslocar pelas ruas da vila, onde habitualmente se cruzava com vizinhos e amigos, Guida tem estado confinada à casa onde vive. Para a ajudar a recuperar a mobilidade, a população, instituições desportivas e o município uniram esforços e lançaram uma grande campanha para recolher os cerca de 2 000 euros necessários à reparação da sua cadeira de rodas. Dessa campanha estão agendadas duas iniciativas que vão juntar a população e músicos locais num espetáculo solidário e numa caminhada.
O espetáculo solidário decorre no próximo dia 22 de dezembro, no Cineteatro Vianense, e conta com a participação dos grupos Seara Nova, De Moda em Moda, Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo e dos fadistas Mira Serrano, Edgar Baleizão, João Pereira e João Rosado, acompanhados pelos guitarristas Edgar Baleizão e Tó Rui.
A iniciativa é organizada por quatro associações de Viana do Alentejo (Seara Nova, AEVA - Associação Equestre de Viana do Alentejo, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Viana do Alentejo e Aguiar e CAVA - Clube de Atletismo de Viana do Alentejo) com o apoio do Município de Viana e da Junta de Freguesia local e os bilhetes estarão à venda no Cineteatro Vianense no dia do espetáculo.
No mesmo dia mas depois de almoço as mesmas entidades têm uma caminha organizada com o mesmo fim, a angariação de verbas para o arranjo da cadeira de rodas de Guida Espanadeira. As inscrições, que custam 5 euros por participante, poderão ser feitas na Junta de Freguesia de Viana do Alentejo e nas bibliotecas de Aguiar e de Alcáçovas.
Siga o Tribuna Alentejo no e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão