18 Janeiro 2022      11:35

Está aqui

Viana do Alentejo precisa “captar investimento e atrair população”

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

O concelho de Viana do Alentejo “sofre hoje dos problemas associados ao envelhecimento e ao processo de perda de população resultante de décadas de políticas centralizadoras que penalizaram, no essencial, os territórios do interior”, disse o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, no discurso com que assinalou as comemorações do 124.º aniversário da restauração do concelho.

Em comunicado, o município cita ainda o autarca, que considera que, para inverter este ciclo, é necessário “captar investimento que permita criar condições para a atração e fixação da população jovem”.

Durante esta cerimónia, o presidente da autarquia realçou ainda a “forte identidade cultural e patrimonial” existente no concelho, dando como exemplo o “riquíssimo património religioso”, como o Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, e o património imaterial, como o fabrico de chocalhos e o cante alentejano, com os seus oito grupos espalhados pelas três freguesias. Além disso, o autarca salientou a importância da olaria e da cerâmica “como artes a preservar”.

Luís Miguel Duarte deixou ainda “uma palavra fraterna e de solidariedade a todas as famílias que direta ou indiretamente tenham sido afetadas pela pandemia”.

A cerimónia teve lugar no Cineteatro Vianense e foi transmitida em direto através do Facebook, tendo incluído a entrega da Medalha de Honra do Município, a título póstumo, ao mestre carpinteiro Joaquim Augusto Simão, bem como uma homenagem a António Isidoro de Sousa que, em 1898, encetou um movimento de âmbito nacional que permitiu restaurar o concelho de Viana do Alentejo, através de uma intervenção de João de Sousa.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, Estevão Pereira, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, Rosinda Gaio, e de Alcáçovas, Frederico de Carvalho, e da secretária da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, Tânia Milhano.

Recorde-se ainda que, integrada nas comemorações da restauração do concelho, está patente a exposição “Alentejo Figurado”, da autoria do vianense João Gião Marques, aberta ao público a Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, até ao próximo dia 27 de março.