8 Março 2022      09:08

Está aqui

Viana do Alentejo e Grândola com 36 megálitos em classificação

Um total de 17 monumentos megalíticos do concelho de Viana do Alentejo e um total de 19 monumentos no concelho de Grândola integram o processo de classificação do megalitismo alentejano como conjunto de interesse nacional.

De acordo com os municípios, o processo foi desencadeado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e totaliza 2049 monumentos dispersos por vários concelhos. O objetivo é “a salvaguarda deste património face à destruição que tem sido alvo em resultado de práticas agrícolas associadas a explorações superintensivas”.

Relativamente ao concelho de Viana do Alentejo, o megalitismo está presente em três freguesias: dois monumentos em Aguiar, seis monumentos em Alcáçovas e nove monumentos em Viana do Alentejo. A autarquia destaca a Anta do Zambujeiro, em Aguiar, como o mais conhecido e que “se crê que seja um dos mais antigos símbolos construídos da presença do Homem no concelho”.

Já no que diz respeito ao concelho de Grândola, o município destaca a presença de monumentos megalíticos nas freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra, de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sadão e de Melides.

Note-se que este conjunto em classificação corresponde à área de maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica e uma das mais relevantes à escala europeia.