O Calendário para a Igualdade de Género 2019 do Município de Viana do Alentejo foi apresentado no dia das Comemorações do 121º Aniversário da Restauração do Concelho.
A iniciativa resultou do Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género – Concelho de Viana do Alentejo, assinado em julho de 2017 por 12 entidades, entre as quais o Município de Viana do Alentejo e a Cáritas Arquidiocesana de Évora, com vista a alcançar uma resposta mais eficaz e eficiente no combate e prevenção da violência doméstica, não apenas para o concelho, mas também para o distrito de Évora.
Em novembro de 2018 foi assinada uma adenda ao referido Protocolo, altura em que se juntou ao projeto mais uma entidade parceira, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.
Para este primeiro calendário foram convidados/as munícipes das três freguesias do concelho, cujas profissões – bombeira, cabeleireiro, gestora agrícola, chocalheira, servente de pedreiro, treinadora de futebol, entre outras – são, nos nossos dias, desempenhadas quer por homens, quer por mulheres, sem qualquer tipo de discriminação.
Na sessão, para além da coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima (NAV) da Cáritas Arquidiocesana de Évora, Ana Luísa Matias, que fez o enquadramento do protocolo e apresentou exemplos do trabalho que tem vindo a ser efetuado, estiveram também presentes algumas das protagonistas que puderam apreciar o resultado final desta sua participação.
O calendário pode ser descarregado aqui.
Siga o Tribuna Alentejo no e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão